Alfândega da Fé é um dos primeiros dez concelhos com mais de 40 escritórios de solicitadores abrangidos pela fase piloto do Balcão Único do Prédio, naquele que é um processo sem custos até outubro.

 

O registo gratuito de terrenos em dez concelhos abrangidos pela fase piloto do Balcão único do Prédio (BUPi) com destaque para Alfândega da Fé, que visa criar o cadastro do território, termina em outubro. A Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) é parceira do Governo nesta iniciativa e tem mais de 40 escritórios de solicitadores disponíveis em Alfândega da Fé, Caminha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Proença-a-Nova, Sertã e áreas limítrofes.

O objetivo deste projeto piloto passa por delimitar terrenos e identificar proprietários através da fotointerpretação, georreferenciação e da centralização de informações. Assim, os proprietários poderão recorrer a estes escritórios de solicitadores para garantirem, gratuitamente, o serviço, sendo que, depois, serão comunicadas todas as informações obtidas ao BUPi, dispensando qualquer outro ato adicional por quem iniciou o processo.

De sublinhar que o protocolo de colaboração celebrado entre o Ministério da Justiça/Instituto dos Registos e do Notariado, enquanto entidades gestoras do Balcão Único do Prédio, e a Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução permitiu um aumento considerável da capacidade de resposta do BUPi.

De acordo com a OSAE, “este passo representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido, nomeadamente, no âmbito do GeoPredial, um serviço prestado por solicitadores com formação específica e que permite a georreferenciação de terrenos, implicando a deslocação ao local e sendo garantido que todos os elementos recolhidos ficam disponíveis numa plataforma à qual o proprietário pode aceder a qualquer momento”.

 

MAIS INFORMAÇÕES EM: https://bupi.gov.pt/



PARTILHAR:

King of Portugal regressa a Vimioso entre 5 e 8 de setembro

Como incentivo à natalidade, Boticas entrega mil euros a 17 bebés