O presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, pediu hoje à população para minimizar o consumo de água, dado "grande parte" do território concelhio estar em situação de "seca severa".

Neste sentido, o autarca solicitou aos munícipes, em edital, que usem a água com moderação, implementando na sua vida quotidiana novos hábitos de poupança.

Um dos conselhos é o de fechar bem as torneiras, não as deixando a pingar e, em caso de avarias, mandá-las reparar rapidamente.

Arranjar o autoclismo em caso de fugas, chamar um canalizador se houver canos rebentados ou armazenar a quantidade de água necessária para se houver cortes de abastecimento de água na zona onde vivem são outras das medidas a adotar, sublinhou.

Alberto Machado aconselhou ainda os habitantes para reutilizar a água possível, reduzir o seu consumo e avisar a câmara se houver uma fuga numa boca-de-incêndio ou noutro ponto de conduta.

"Evite regar as plantas e culturas sem necessidade. Se possível utilize água de poços ou ribeiros ou mesmo água de lavagem de legumes e frutos", frisou.

Mais de 80% de Portugal continental encontrava-se em setembro em seca severa, segundo o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que caracterizou aquele mês como "extremamente quente".

De acordo com os dados mais recentes, a quantidade de água armazenada em setembro voltou a descer em todas as bacias hidrográficas de Portugal continental monitorizadas.

A seca já levou o Governo a decretar apoios excecionais aos agricultores para captação de água, nomeadamente nos distritos alentejanos de Évora, Beja e Portalegre e nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém, banhados pelo Sado.

Foto: antónio Pereira



PARTILHAR:

Murça aconselha população a reduzir circulação e atividades ao ar livre

Prometida ajuda nos vistos para estudantes cabo-verdianos