Cerca de 350 portugueses e espanhóis participaram hoje na primeira caminhada transfronteiriça que ligou a cidade de Miranda do Douro ao castro de São João das Arribas, em plena região do Douro Internacional.

Com o rio Douro em pano de fundo, os caminheiros percorreram os oito quilómetros do traçado em pouco mais de hora meia, e nem a chuva os demoveu em levar a caminhada até ao fim, já que a iniciativa tinha como objetivo \"aproximar os habitantes da raia\".

Para animar os participantes, marcaram presença os pauliteiros de Miranda do Douro e um grupo de tamborileiros vindos da província espanhola de Salamanca, grupos folclóricos, que aproveitaram a passagem dos participantes, para dar a conhecer o folclore e a etnografia de ambas as regiões transfronteiriças.

Por seu lado, o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, disse que o passeio serviu para unir os povos da raia e ao mesmo tempo alertar as pessoas para a importância de salvaguardar os valores naturais, ambientais e culturais destas duas região ibéricas.

Do lado espanhol, a representante dos jovens castelhanos, Laura Perez, salientou a \"igualdade de género\" entre as populações da raia, como \"forma de criar oportunidades entre homens e mulheres em ambos os lados da fronteira\".

Uns em passo cadenciado, outros num ritmo mais acelerado, praticamente todos os participantes chegaram ao final da caminha \"satisfeitos\" com a beleza da paisagem e as cores \"alegres e vivas\" que pintam a região do Parque Natural do Douro Internacional.

\"O passeio foi interessante, apesar da chuva que nos acompanhou, não nos impediu de descobrir as belezas naturais de uma região rica do ponto do vista ambiental com é o Douro Internacional\", sublinhou Alexandra Mangas, uma caminheira vinda da região de Salamanca.

Os mais descontraídos aproveitaram para fazer o percurso de burro, já que uma associação local disponibilizou este meio de transporte para dar a conhecer uma raça autóctone ameaçada de extinção.

A caminhada foi organizada pela \"Asociación Juvenil Las Arribes del Duero\", em estreita colaboração com a Câmara de Miranda do Douro e com o Agrupamento de Cooperação Territorial Duero/Douro.



PARTILHAR:

Abandono da agricultura

Por um autocarro de passageiros