Chaves e Bragança receberão duas das seis provas do Campeonato Nacional de Trial 4x4 a 8 de maio e 31 de julho, respetivamente.

 

A poucos dias da entrada do novo ano, a Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno Turístico e Clube TT Trilhos do Norte, promotor do campeonato, chegaram a acordo quanto ao calendário desportivo de 2016. No próximo ano, e à semelhança do que aconteceu nas duas últimas temporadas, o Campeonato Nacional de Trial 4x4 será composto por seis provas. Destas, quatro serão no norte do país e duas em Trás-os-Montes, mais concretamente em Chaves e Bragança. Mas, comecemos pelo princípio.
A aventura começa a 13 de março, novamente em Valongo, que recebe pelo terceiro ano consecutivo a estreia do campeonato nacional. Depois, a 24 de abril, véspera de feriado, é a vez de Mação, que quis novamente estar presente na maior competição de trial 4x4 em Portugal. Segue-se Chaves a 8 de maio, que depois de uma excelente organização em 2015, quer repetir o feito já em 2016. A 31 de julho, a Associação TT Sem Limites traz uma prova até Bragança, terra do bicampeão nacional da classe Absoluto. Depois do verão, Torres Vedras recebe a 2 de outubro mais uma etapa do CNTrial 4x4 numa prova que já é uma referência pelo Oeste. Como já é da praxe, tudo se decide na prova rainha, em Paredes, a 23 de outubro, com mais uma organização do Clube TT Paredes Rota dos Móveis.
De salientar que a divulgação do Regulamento técnico do CNTrial 4x4 para 2016 trouxe algumas surpresas, sendo que a maior foi a inclusão de uma nova classe na competição, a Classe TT UTV/Buggy. “São admitidos a participar nesta classe os UTV’s e Buggy’s desde que em conformidade com as normas impostas pelo Código da Estrada. É da responsabilidade dos pilotos o cumprimento destas normas. Haverá uma classificação separadamente para esta Geral Individual para pilotos e navegadores”, pode ler-se no comunicado enviado à imprensa e no documento disponibilizado em www.cntrial4x4.com.
As quatro classes da época transata mantêm-se, mas, agora, com denominações diferentes. Assim, aquela que era a Classe Absoluto em 2015 passará agora a ser apelidada de Classe Extreme, enquanto a categoria XL dará lugar à Classe Proto. A classe Super Proto e a Classe Promoção mantêm as denominação de 2015, assim como as diretrizes impostas na época passada.
Ainda antes da competição ter início, a edição de 2016 do CNTrial 4x4 será formalmente apresentada em Valongo a 16 de janeiro com novidades ao nível do regulamento e mais pormenores de cada prova.

 

Calendário desportivo para 2016:

 

16 janeiro: Apresentação do CNTrail 4x4 2015, Valongo
20 fevereiro: Formação comissários e diretores de prova, Paredes
13 março: CNTrial 4x4 Valongo, Clube Trilhos do Norte/CM Valongo
24 abril: CNTrial 4x4 Mação, Mac TT – Clube TT de Mação
8 maio: CNTrial 4x4  Chaves, Moto Clube Chaves
31 julho: CNTrial 4x4  Bragança, Associação TT Sem Limites
2 outubro: CNTrial 4x4  Torres Vedras, Clube Ecomotor
23 outubro: CNTrial 4x4 Paredes – Clube TT Paredes Rota dos Móveis
19 novembro: Gala de entrega de prémios, Lisboa.
 

 



PARTILHAR:

Mais um título de Doutor Honoris Causa para Adriano Moreira

Semana académica de Vila Real de 21 a 27 de abril