Vinhais e a Feira do Fumeiro continuam em crescendo, registando um aumento no número de visitantes que se cifra em 10 mil pessoas, passando das 70 mil no ano transato para mais de 80 mil nesta 38ª edição.

 

Já na sua 38ª edição, a Feira do Fumeiro levou a Vinhais entre os dias 8 a 11 de fevereiro cerca de 80 mil visitantes. O que, segundo o município, “ilustra bem o reconhecimento das pessoas para com este certame”, que contou com 70 produtores de fumeiro e, sensivelmente, cinco centenas de expositores.

Estima-se que durante os 4 dias de feira, tenham sido vendidos cerca de 50 toneladas de fumeiro, possibilitando a um pequeno concelho, “às vezes esquecido”, com muitos agricultores e produtores usufruir, neste evento, de um retorno financeiro de outra forma inalcançável.

Em termos de balanço do certame, o edil vinhaense referiu que foi “extremamente positivo, quer em termos de visitação, pelos números e dados que temos, estamos a falar na ordem das 80 mil pessoas, e tão ou mais importante que esse fator foi aquilo que os produtores nos disseram, que venderam praticamente tudo”. Tanto assim que, argumenta Luís Fernandes, “alguns expositores, ainda antes de terminar a feira, tiveram que sair pois já não tinham mais nada para vender”.

Considerado o grande ex-libris de Vinhais, além do Fumeiro, o evento ofereceu um espaço ”gourmet” com produtos tradicionais, exposição de maquinaria agrícola e animais, espaço de animação com concertos, tasquinhas e restaurantes, pavilhão de artesanato/empresas e instituições e feira de rua, para além de jornadas técnicas sobre temáticas ligadas ao setor agrícola e agroalimentar.

Quanto ao programa, quinta-feira, o primeiro dia do certame, entre as várias individualidades presentes na inauguração da Feira do Fumeiro, destaca-se a presença já habitual do presidente do Turismo Porto e Norte, que este ano assumiu que o trabalho conjunto tem dado frutos. “Verificamos que comparativamente a 2016 a área metropolitana cresceu, mas Trás-os-Montes cresceu acima da média de crescimento da área do Porto, o que quer dizer que a estratégia que nós assumimos de trabalhar os produtos estratégicos, que aqui na região é, para além da gastronomia, o turismo de natureza, essa mensagem de trabalho com as autarquias com o sector privado da região e as pessoas que trabalham na área do turismo ativo, permitiu que este número de visitação tenha crescido”, argumentou Melchior Moreira.
Sexta-feira, a 9 de fevereiro, o dia foi dedicado ao porco Bísaro, com as jornadas Técnicas dedicadas ao tema, bem como o Concurso Nacional de Suínos da Raça Bísara. À noite, a animação esteve a cargo de Cuca Roseta que abrilhantou a Capital do Fumeiro com uma atuação que tão cedo não sairá da memória dos vinhaenses. Já no sábado, foi a vez de David Carreira tomar conta do palco para gáudio dos mais novos e, sobretudo, dos adolescentes. Seguiu-se a atuação da dj Olga Ryazanova que não deixou ninguém indiferente.

No domingo, a visita também já habitual do, agora, Ministro da Agricultura, que pôde comprovar na primeira pessoa o sucesso e o crescimento bem real da Feira do Fumeiro de Vinhais ao longo dos últimos anos. Na sua intervenção, o membro do Governo aproveitou para dar “boas notícias” aos produtores. “O programa do governo tem agora em plena execução um grande programa de investimento no regadio em que vai realizar um investimento que em tão pouco tempo foi implementado, uma vez que nos propomos instalar no país 90 mil hectares de regadio, até 2021. Em Bragança, como em todos os outros será contemplado, tendo já um conjunto de projetos aprovados, e outros em vias de aprovação, que na totalidade terá um investimento é de 50 milhões de euros”, anunciou Capoulas dos Santos, durante a sua visita aos expositores. O ministro terminou a sua passagem pela Feira do Fumeiro, presidindo à Cerimónia da Entrega de Prémios do Concurso do Melhor Salpicão. A vencedora do primeiro prémio foi Maria de Jesus Pires que esteve, à semelhança de Capoulas Santos, à conversa com o Diário de Trás-os-Montes. “Foi muito bom e um incentivo para continuar”, afirmou a vencedora oriunda de Seixas, Vinhais, confessando que “não estava à espera de ganhar”, apesar de já ter conquistado vários prémios, mas nunca a primeira posição. Questionada sobre o que faz do seu salpicão o melhor, Maria Pires, que participa na Feira do Fumeiro de Vinhais há já 18 anos, reconhece que é a utilização da "raça bísara" na sua confeção.

Em suma, foi mais uma edição em que ficou provada a afirmação da qualidade contínua, do sucesso organizativo, da excelência dos produtos e de tudo que envolve a Feira do Fumeiro, resultante, também, de uma forte promoção e divulgação em todos os meios de comunicação. Nas palavras do autarca vinhaense, “a realização deste evento é fundamental, pois assume uma vital importância estratégica não só na economia local como, também, a nível regional”, concluiu Luís Fernandes no final do certame, visivelmente satisfeito pela forma como tudo correu na primeira Feira do Fumeiro enquanto presidente da câmara, sobretudo, por ser este o seu ano de estreia à frente do município de Vinhais.
 

GALERIA FOTOGRÁFICA EMwww.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/feira-do-fumeiro-de-vinhais-2018

 



PARTILHAR:

Congresso para acabar com mitos e tabus sobre alterações climáticas

Figueira de Castelo Rodrigo na Associação de Municípios do Douro Superior