O Ministro da Agricultura e o reitor da UTAD foram entronizados confrades da Confraria do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais, ambos assumindo-se como defensores de uma das mais importantes fileiras económicas não só do concelho de Vinhais, mas de toda a região transmontana

 

O Ministro da Agricultura e o Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) são, desde domingo, os dois mais recentes membros da Confraria do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais. Luís Capoulas Santos e Fontainhas Fernandes foram entronizado na manhã do último dia do certame, a 11 de fevereiro, durante o Capítulo de Inverno da Confraria do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais que teve início no Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro, com uma visita ao espaço e uma degustação de presunto de porco bísaro. Logo depois, os confrades seguiram para o Salão Nobre da Câmara Municipal de Vinhais, onde os Chefes Marco Gomes e Óscar Gonçalves revelaram o porquê de utilizarem o fumeiro e a carne de porco bísaro, no seu dia-a-dia, seguindo-se a entronização dos dois novos confrades.

O facto de ter sido entronizado confrade “impõe-me uma responsabilidade acrescida porque para além de constituir uma honra constitui, também, uma obrigação. E se até aqui tenho feito o que posso para defender e promover o porco bísaro e os seus produtos, a partir de agora, terei certamente de fazer muito mais”, revelou Capoulas Santos à Comunicação Social, durante a visita aos expositores da Feira do Fumeiro.   

De sublinhar que a entronização como confrade trata-se, de acordo com a Grão-Mestre Carla Alves, de “uma honra e um reconhecimento atribuído a pessoas que, no âmbito da sua vida profissional ou pessoal, contribuem para a valorização e promoção do porco bísaro e dos produtos que lhe estão associados e, consequentemente, para o desenvolvimento do mundo rural”. Em declarações à TSF, a Grão-Mestre da Confraria que enquanto técnica da Associação Nacional de Criadores de Suínos da Raça Bísara há mais de 20 anos acompanha, todo o processo da raça que dá fama ao fumeiro e estava em vias de extinção revelou que "neste lugar há memórias do próprio ministro da Agricultura, quando anteriormente exerceu essas mesmas funções e nos apoiou e nos visitou".

Recorde-se que, a Confraria do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais que conta, atualmente, com 54 confrades foi criada há cinco anos com o objetivo de promover a raça protegida que é responsável pela carne que distingue e levou à certificação de qualidade dos produtos associados aos enchidos de Vinhais. Sendo que o certame, considerado o mais antigo do país já com 38 anos de existência, enquanto motor de desenvolvimento económico de toda uma região, cria em torno de si um mercado de, sensivelmente, seis milhões de euros anuais.

 

GALERIA FOTOGRÁFICA EMwww.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/feira-do-fumeiro-de-vinhais-2018

 



PARTILHAR:

Produtores de bovinos de raça mirandesa alarmados com falta de alimento

Idosos em Alfândega da Fé participam em três desfiles de Carnaval