Caretos de Podence são as personagens principais do novo volume da coleção “Rituais com Máscara” apresentado esta terça-feira em Lisboa e onde marcou presença o professor Adriano Moreira.

 

Os Caretos de Podence integram, agora, a coleção de livros “Rituais com Máscara”. O novo volume foi apresentado esta terça-feira, dia 6 de dezembro, no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Na cerimónia, não faltaram, naturalmente, os Caretos de Podence, figuras centrais da obra, bem como o professor Adriano Moreira, reconhecido macedense da diáspora que, a convite da Câmara Municipal, se juntou num sinal, também, de apoio à candidatura desta manifestação cultural a Património Imaterial da Humanidade.

A coleção “Rituais com Máscara”, agora com 6 volumes diferentes, é editada pela Progestur, entidade responsável, também, pelo Festival da Máscara Ibérica, que todos os anos reúne em Lisboa a diversidade cultural peninsular.

O volume dos Caretos de Podence, além do prefácio escrito pelo presidente do município de Macedo de Cavaleiros, integra uma área de informação turística do concelho e, ainda, um texto dedicado ao ritual dos caretos da autoria de Patrícia Cordeiro, coordenadora técnica do processo de candidatura desenvolvido pela empresa macedense Edições Imaginarium.

Na apresentação, onde esteve, também, o presidente da Assembleia Municipal, os membros do Executivo e o Presidente da Associação de Caretos de Podence, o presidente da Câmara Municipal destacou os “Caretos de Podence como grandes embaixadores culturais de Macedo de Cavaleiros e, inegavelmente, uma referência do Património Imaterial de Portugal e do Mundo”, lembrando o “decisivo contributo da Associação dos Caretos de Podence para a preservação desta tradição”. Duarte Moreno aproveitou para renovar o seu reconhecimento “às gentes da aldeia e a todos os Macedenses pela forma afincada como todos têm contribuído para a afirmação dos Caretos de Podence”. 

Num momento em que se aguarda a inscrição desta manifestação cultural no Inventário Nacional do Património Cultural, “passo decisivo para a prossecução da candidatura à UNESCO”, o autarca classificou como “extraordinário” o trabalho desenvolvido por todos os agentes envolvidos, reafirmando a “determinação, comprometimento e empenhamento” neste processo. “O lançamento deste livro, pela natureza e enquadramento em que surge, e pelo conhecimento que a todos vai possibilitar relativamente aos Caretos de Podence, constitui também um passo no nosso caminho rumo ao reconhecimento e à chancela da UNESCO”, asseverou o edil macedense.

 



PARTILHAR:

Paris recorda hoje 100 anos de presença portuguesa em França

Alípio Tomé Pinto apresentou a sua biografia em Moncorvo