O degrau que faltava para a “Festa de Carnaval dos Caretos de Podence” poder concorrer a Património da Humanidade foi subido aquando da sua inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

 

Foi publicada esta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, em Diário da República, a inscrição da “Festa de Carnaval dos Caretos de Podence” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A decisão tomada pela Direção-Geral do Património Cultural a 3 de fevereiro de 2016 foi, só agora, oficializada, a pouco mais de uma semana do Entrudo Chocalheiro. A inscrição desta tradição secular constitui-se como um passo fundamental para o desenvolvimento da candidatura ao reconhecimento internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Património Imaterial da Humanidade. Inscrição essa que deverá acontecer já durante o próximo mês, sendo que, em princípio, no ano de 2018, os caretos poderão ver, finalmente, alcançado o objetivo de verem a tradição que macedenses, transmontanos e portugueses tanto prezam, ser reconhecida internacionalmente.

O presidente da Associação de Caretos de Podence asseverou à Lusa que está feito todo o trabalho para “submeter, até 21 de março”, a candidatura da “Festa de Carnaval dos Caretos de Podence” a Património Imaterial da Humanidade. De acordo com António Cordeiro, a ambição é, “em 2018, fazer a festa da elevação”.  

Já a Direção-Geral de Cultura realçou a importância da festividade enquanto “reflexo da identidade da comunidade” e pela sua “profundidade histórica”, bem como pela “produção e reprodução efetivas que caracterizam esta manifestação do património cultural na atualidade, traduzida em práticas rituais transmitidas intergeracionalmente no âmbito da comunidade de Podence, com recurso privilegiado à oralidade”. A entidade ressalvou, ainda, a “importância técnica e científica” da candidatura desenvolvida pela empresa Macedense Edições Imaginarium, “que atualiza investigação em profundidade, desenvolvida ao longo de diversos anos com recurso aos métodos e técnicas na área da antropologia”.

Aquele que é considerado por muitos como o “Carnaval Mais Genuíno de Portugal” e que, este ano, acontece de 25 a 28 de fevereiro, ganha, assim, outro motivo de interesse, sobretudo, para quem pense visitar Macedo de Cavaleiros no final do mês.

 

 

No sistema de informação de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, MatrizPCI, pode ler-se na caracterização síntese da "Festa de Carnaval dos Caretos de Podence", o seguinte:

 

“A festa de Carnaval dos Caretos de Podence é um ritual que se caracteriza pelo comportamento específico dos seus protagonistas mascarados, os “caretos”. Nas suas “sortidas à rua” (em regra, nos três dias de Carnaval), os caretos, percorrem a aldeia tendo como principal missão chocalhar as mulheres. Este ritual festivo que é também caracterizado pelo convívio entre vizinhos, amigos e familiares, foi num contexto passado, de que dá conta a memória dos residentes mais velhos na aldeia, protagonizado essencialmente pelos rapazes e homens solteiros, cujo alvo eram as jovens raparigas e mulheres solteiras, tendo portanto uma função propiciatória, de passagem e de comportamento erótico-sexual.

Fruto da alteração profunda do contexto socioeconómico dos meios rurais o perfil sóciodemográfico dos caretos de Podence sofreu adaptações que facilitaram a sobrevivência e a manutenção da festa. Os fatos de careto são hoje vestidos por homens e rapazes de várias idades, independentemente do seu estado civil. Hoje também as crianças participam no ritual, mascaradas de “facanitos” que assumem o papel de aprendizes dos caretos, e, em função do “empoderamento” da mulher na sociedade portuguesa, há uma cada vez mais consentida participação das raparigas. Os protagonistas da festa, por imperativos demográficos, são também maioritariamente emigrantes e migrantes, sendo este um momento do ano que promove a reunião familiar e vicinal, gerando sentimentos de pertença cultural e territorial. A festa é neste sentido promotora de um diálogo intergeracional, que tem permitido a sua transmissão e fortalecido a sua continuidade.

Com o objetivo de preservar a manifestação e garantir a sua continuidade prática, forma-se em meados dos anos 80, um grupo de Caretos de Podence que é habitualmente convidado a apresentar-se, várias vezes durante o ano, noutros contextos festivos ou em eventos de natureza muito diversificada, como festas populares, cortejos, ou performances de palco, dentro e fora do país. Estas apresentações são uma forma de divulgação e promoção que antecipam a festa que acontece em Podence no Carnaval, ao mesmo tempo que têm promovido a identificação cada vez maior da festa como um símbolo da “cultura tradicional portuguesa” atraindo muitos visitantes.

Hoje, a aldeia é visitada durante o Carnaval por vizinhos das aldeias e cidades próximas, amigos e familiares, curiosos e turistas nacionais de todo o país e até visitantes internacionais. Ao longo dos três dias de celebração do Carnaval de Podence decorre um programa de atividades paralelas, como exposições que exploram a temática da festa, uma feira de produtos regionais e concertos de música tradicional, entre outras, voltadas quer para a comunidade, quer para a receção dos turistas e visitantes”.

Informação em: http://www.matrizpci.dgpc.pt/MatrizPCI.Web/Inventario/InventarioConsulta... gotoPosition

 

ALGUMAS IMAGENS E O VÍDEO DE SUPORTE À CANDIDATURA NO INVENTÁRIO NACIONAL DO PATRIMÓNIO CULTURAL E IMATERIAL:

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Ambientalistas pedem investigação criminal às novas barragens

Miguel Cadilhe 'honoris causa' pela UTAD