O Turismo de Castelo e Leão (Espanha) veio hoje ao Porto dizer que recebem 150 mil portugueses todos os anos e que querem promover o intercâmbio com o Norte de Portugal usando o rio Douro como elo de ligação.

"Queremos que entre o Porto e Castela e Leão haja um vínculo. (...). O Douro é o elo entre o Porto e Castela e Leão", defendeu Javier Ramírez Utrilla, responsável pela Cultura e Turismo da Junta de Castelo e Leão, em entrevista à Lusa à margem de uma cerimónia no Palácio da Bolsa do Porto.

O responsável do governo espanhol pelos pelouros da Cultura e Turismo em Castelo e Leão explicou à agência Lusa que a visita de hoje ao Porto pretende "estreitar laços culturais e gastronómicos com o Norte de Portugal", tendo como pano de fundo o Douro, porque o turista português é importante.

"Recebemos uma média de 150 mil turistas portugueses por ano em Castela e Leão", realça, informando que no último ano do total do turismo internacional em Castelo e Leão mais de 10% foram turistas portugueses e que a tendência é para "aumentar e intercambiar".

Para Javier Utrilla, o turista português é muito importante", tal como é importante que o "turista que visita o Porto também tenha a possibilidade de conhecer Castela e Leão através do Douro e de fazer o inverso".

O presidente da Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), Luís Marques, também defende as vantagens do intercâmbio com Espanha e afirma que há "interesse em conhecermos o que os nossos vizinhos espanhóis fazem do lado de lá e dar também o que nós fazemos cá".

"Mais do que falar de turistas de um lado e dos outros, devíamos falar em mobilidade neste território. Se calhar fazer um bocadinho o 'Sai fora cá dentro', mas o "cá dentro" ter já o outro lado da fronteira com Castela Leão, que é um território que é de proximidade e está aqui à mão", declarou à Lusa Luís Marques.

Neste momento os espanhóis são o segundo número de visitantes na região Norte. Em primeiro aparecem os portugueses e depois os espanhóis, franceses, alemães e italianos.

Para a AETUR, o rio Douro é uma marca que une os dois territórios.

"É um rio que une os dois territórios, um elo comum e como tal aproveitar esse potencial quer do nome quer da própria estrutura física do rio é uma possibilidade que nós temos vindo a aproveitar para promover os recursos turísticos", observou aquele responsável, recordando que à volta do rio Douro há dez patrimónios que foram reconhecidos como Património da Humanidade "chama-se mesmo património Douro-Duero.,

No encontro entre Norte de Portugal e Castelo e Leão foram convidados cerca de operadores turísticos e outros agentes económicos relacionados com o turismo.

Em Castelo e Leão há cerca de 400 museus e centros de interpretação, cerca de 300 castelos, 43 pousadas reais, 11 catedrais, 100 festas declaradas de interesse turístico internacional, e arranca no próximo dia 08 de abril o evento "As idades do homem 2016", uma mostra que se prolonga até dia 23 dedicada à arte.
CCM/CZO/MSP/Lusa



PARTILHAR:

Vila Real é o distrito com maior crescimento de criminalidade geral

Incêndio em transformador de "alta potência"