Em uma pergunta enviada ao Sr. Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, os deputados do CDS-PP Pedro Mota Soares, Hélder Amaral e Álvaro Castello-Branco pretendem uma confirmação de que a Autarquia de Peso da Régua vem, desde há um ano, a alertar a Infraestruturas de Portugal, para o estado de degradação da ponte rodoviária, integrada na EN2, que faz a ligação entre o Peso da Régua e Lamego.

Os deputados pretendem ainda, saber se o Ministro reúne as condições de garantia que o atual estado da ponte, ponte essa, com pouca largura que obriga, o que obriga que frequentemente as viaturas, sobretudo as pesadas, sobreponham os passeios, não coloque em causa a circulação pedonal bem como a circulação automóvel.
Questionando ainda, a frequência com que a IP realiza vistorias a ponto, bem como quando foi a última vez e com que resultados, e para quando estará prevista a necessária intervenção de alargamento do tabuleiro da ponte.

Segundo as notícias veiculadas na cominação social, desde há um ano para cá, que a autarquia de Peso da Régua tem vindo a alertar a Infraestruturas de Portugal, para o atual estado de degradação da ponte, integrada na EN2, que faz a ligação entre Peso da Régua e Lamego, particularmente nas zonas de tabuleiro e pilares de vedação.

O autarca em declarações à comunicação social, declara que poderá estar em causa, tanto a circulação pedonal como a circulação automóvel, realçando que “a situação de perigo se poderá agravar pelo facto de, por se tratar de uma via de circulação estreita, ocorrerem frequentemente, galgamento dos passeios por parte de viaturas, situação do conhecimento da Infraestruturas de Portugal. O risco é a cedência de uma das plataformas pedonais laterais.”.

Acrescentando ainda que, já colocou a questão à IP quanto à realização de vistorias recentes às condições estruturais da ponte, bem como, se reúne as condições necessárias para a sua utilização, de uma forma segura por parte dos cidadãos que lá transitam, ““Há cerca de um ano, a Câmara Municipal do Peso da Régua apresentou proposta à Infraestruturas de Portugal para a eliminação dos passeios e aproveitamento desse espaço para o alargamento da faixa de rodagem. Em resposta, a IP informou que «não tem prevista nenhuma intervenção de alargamento do tabuleiro da Ponte integrada na EN2»”.

Trata-se de uma via, que inicialmente era para ser uma ponte ferroviária, mas que nunca chegou a ser construída, e que é agora uma ligação rodoviária, muito estreita para que dois veículos pesados se cruzem se sobrepor o passeio. O facto de o volume de tráfego ser intenso, provoca constrangimentos, bem como graves perturbações a nível de trânsito  em todas as vias envolventes, afetando, por consequência, a própria cidade do Peso da Régua.



PARTILHAR:

Macedo de Cavaleiros assina protocolo para reabilitar quartel da GNR

Nove detidos em flagrante delito