Centro de Alto Rendimento de Remo e Canoagem do Pocinho vence “Óscares do Imobiliário” na categoria Equipamentos Colectivos.

Já em funcionamento, este projeto assume-se como uma referência na alta competição de Remo e Remo Adaptado, tanto no plano nacional como internacional,podendo albergar até 180 atletas em instalações de topo para a prática, disfrutando de uma extraordinária vista e enquadramento paisagístico único.

O dia de ontem, 18 de abril, constituirá mais uma data memorável para o Município de Foz Côa, dado que o Centro de Alto Rendimento do Remo e Canoagem do Pocinho venceu o Prémio Nacional do Imobiliário 2016, na categoria Equipamentos Colectivos.

Na Gala Magazine Imobiliário, que teve lugar no Palacete do Hotel Tivoli em Lisboa, foram revelados os vencedores de cada categoria, num total de 17 empreendimentos finalistas ao Prémio Nacional do Imobiliário 2016, o qual distingue edifícios de referência em Habitação, Turismo, Escritórios e Equipamentos Coletivos.

O júri, que elegeu os finalistas, foi composto por Paulo Silva, diretor geral da Aguirre Newman; César Silva Neto, diretor geral da Renascimóvel; Almeida Guerra, diretor geral da Rockbuilding; arquiteto João Paciência; e Eduardo Abreu, partner da neoturis.

Os nomeados para a categoria equipamentos colectivos eram a Residência de Estudantes Doorm, o Museu Nacional dos Coches, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e o Centro de Alto Rendimento de Remo e Canoagem do Pocinho.

De lembrar que o C.A.R.R do Pocinho, obra do Município de Vila Nova de Foz Côa e da autoria do arquitecto Álvaro Fernandes Andrade, foi concebido para os atletas de alta competição e assenta em três áreas fundamentais – área social, alojamento e área de treino – ligadas entre si por um edifício de linhas brancas que serpenteia os socalcos do Vale do Rio Douro. Localizado no concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda, o CAR insere-se num território classificado duplamente como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, nomeadamente Gravuras Rupestres e Alto Douro Vinhateiro.

Tendo em conta esta importante particularidade, todo o edifício foi projetado com uma grande sensibilidade e com opções arquitetónicas que, por um lado, minimizaram o seu impacto na paisagem e, por outro, permitiram satisfazer os novos desafios de acessibilidade, mobilidade para todos e de sustentabilidade.
O CARR é uma obra que impressiona pela sua marcante plasticidade, e que tem estado em destaque em publicações internacionais de referência, como a ArchDaily, a Dezeen e no portal Europaconcorsi.

Vários atletas e técnicos de seleções olímpicas já consideraram que o Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho encontra-se entre os melhores do mundo para a preparação e formação dos praticantes deste desporto.

Esta obra representa mais uma vantagem competitiva para a região, que vê a sua oferta turística especializada crescer. O CAR será não só um ponto de atração para desportistas internacionais, mas também mais um marco de vanguarda, num país privilegiado na rota de turismo internacional de arquitetura.



PARTILHAR:

Encontradouro promoveu o “Reino Maravilho" da literatura

Comemorações dos 792 anos da atribuição do Foral a Murça