Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
Graça Morais, patrona da instituição, vai expor 80 obras inéditas

Centro de Arte de Bragança celebra dez anos com inéditos, retrospectiva e colecção própria

Lusa em Dom, 01/07/2018 - 15:22

O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (CACGM), em Bragança, completa este sábado dez anos, e assinala a data abrindo novas exposições de inéditos da pintora transmontana, uma retrospectiva da década e a apresentação da colecção própria com obras de vários artistas.

No espaço cultural instalado num edifício histórico, remodelado pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura, está tudo a postos para as comemorações da década, que se prolongarão até Outubro, e incluem também concertos no jardim, conversas, conferências e a apresentação de dois catálogos retrospectivos: um com as 22 exposições de Graça Morais e outro com todas as exposições temporárias realizadas.

Em entrevista à Lusa, o director do CACGM?, Jorge da Costa, destacou, "em particular, as duas grandes exposições que estão a ser preparadas", a inaugurar em breve. Numa delas, intitulada Humanidades, a pintora Graça Morais vai apresentar 80 obras inéditas, para assinalar este décimo aniversário.

"São obras novas que vão fazer um diálogo com obras mais antigas, nomeadamente de 1982 até 1996, mas sobretudo são 80 pinturas e desenhos sobre papel que foram feitos de propósito a pensar serem expostas, pela primeira vez, aqui em Bragança", contou à Lusa a pintora Graça Morais.

De Bragança para Lisboa

Depois de Bragança, onde ficará até 24 de Fevereiro de 2019, esta exposição irá seguir para o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa. A mostra tem a ver com "as grandes preocupações" da pintora com "os tempos inquietantes" que vive a Humanidade.

A maior parte dos desenhos e pinturas "são de pequenino formato, muito intimistas". "Não é uma pintura do espectáculo. Não são desenhos que as pessoas olhem pela sua grandiosidade, porque caem em cima delas. [Mas] esta pintura vai tocar de certeza as pessoas", acredita a pintora.

Depois de dez anos a mostrar, em Bragança, as obras que foi realizando ao longo da sua carreira artística, Graça Morais não quis agora "continuar a escolher obras que já foram expostas". "Queria ultrapassar-me a mim mesma", afirmou a pintora natural de Trás-os-Montes, da aldeia do Vieiro, em Vila Flor.

Dez anos, trinta artistas

A segunda exposição preparada para o 10.º aniversário do CACGM "é uma espécie de retrospectiva de todas as exposições individuais que aqui foram apresentadas, de artistas portugueses, estrangeiros, de várias gerações", indicou o director Jorge da Costa.

Nesta mostra, vão estar representados 30 artistas que passaram por este espaço cultural, desde Paula Rego, Júlio Pomar, Ana Vieira, Alberto Carneiro a Pedro Calapez e Julião Sarmento, entre outros.

Simultaneamente, o Centro de Arte Contemporânea de Bragança vai mostrar, pela primeira vez, a colecção de arte própria, resultado de um acervo que foi somando ao longo dos dez anos, com doações dos artistas que por ali passaram e outras por instituições.

A colecção começou com a doação, ainda antes de o centro abrir ao público, de 50 obras pela pintora Graça Morais. A par dela, grande parte dos artistas que aqui fizeram exposições foram também doando obras e, "hoje, a colecção já é significativa", com "todas as linguagens representadas, desde pintura, desenho, vídeo, instalação, fotografia", nota Jorge da Costa.

É uma colecção muito heterogénea, acrescenta o director do CACGM, "porque tem, de facto, não só artistas portugueses e estrangeiros, mas tem também artistas das várias gerações". "E uma das coisas extraordinárias também desta colecção é que grande parte das obras, e apesar de estarmos a falar de grandes nomes da arte contemporânea portuguesa, a maior parte delas foram criadas já no século XXI, são contemporâneas, no fundo, deste centro de arte ", diz ainda Jorge da Costa.

Entre as iniciativas programadas para comemorar os dez anos, o Centro de Arte Contemporânea de Bragança vai colocar no jardim do edifício uma nova instalação que "tem uma dimensão monumental, para que as pessoas vivam o espaço na sua totalidade".

A temporada que se segue, em Novembro, traz novidades com um novo projecto nacional, o Gulbenkian Itinerante, que envolve a colecção da fundação e cinco museus do país, a começar no centro de arte transmontano.
DR: Foto: Egídio Santos


Facebook Twitter Google+
Partilhar



+ Reportagens

Bragança
Desafio, competir, “ultrapassar”, vencer

Conhecido nas pistas de corrida por Rafa, começou a andar de mota em abril com, apenas, sete anos e tendo, logo, participado em duas corridas da Classe Mini-Motos, o "#56" é, muito provavelmente, o piloto de motas mais jovem em Trás-os-Montes alguma vez federado. 

Bragança
Bragança em modo rosa choque

Quase centena e meia de pessoas oriundas de cidades como Lisboa, Porto, Braga e Salamanca fizeram da 1ª Marcha do Orgulho um sucesso, numa clara manifestação de apoio e solidariedade à comunidade LGBTIQ da capital nordestina.

Bragança
Novo espaço em Bragança onde a arte abriu residência

Foi inaugurada oficialmente na Capital do Nordeste a Plataforma de Arte e Criação, uma autêntica casa para artistas que poderão ensinar, criar e expor os seus trabalhos com total liberdade criativa.


+ Entrevistas

Bragança
Regresso ao futuro conduzidos pelo espírito da Cultrónica

"As noites de Hip-Hop surgem em formato intimista, aproximando os Artistas dos Espetadores. Desta fusão, acreditamos que resulte uma simbiose, levando a singularidade do momento a uma experiência sensorial ímpar".

Bragança
“Bragança é das cidades mais culturais deste país”

O diretor do CACGM esquadrinhou o baú das memórias para, em retrospetiva, recordar uma década de existência de uma casa que faz da arte residência e que se tem distinguido de outras no contexto cultural pela notoriedade que tem trazido à região...

Bragança
“Nunca tivemos tanto e nunca se soube tão pouco e de tanto ver estamos todos cegos”

O fadista Paulo Bragança regressa já esta quinta-feira à terra que o viu crescer, onde irá atuar no teatro municipal...

Bragança
"Buraka é sempre passado, presente e futuro"

Na última noite da Semana de Receção ao Caloiro 2018, organizada pela AAIPB, Blaya não deixou os seus créditos por mãos alheias levando ao rubro o quase lotado pavilhão do NERBA em Bragança.

Bragança
"Preferes o pai ou a mãe?"

Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares, moderados por Carlos Vaz Marques, lotaram o Teatro Municipal de Bragança onde inauguraram a 4ª edição do Festival Literário que decorre na capital do nordeste entre os dias 18 e 26 de maio.

Bragança
Amor e tristeza na soturna voz de Yasmin Levy

A artista israelita perdeu o pai quando tinha somente um ano de idade, mas cantou com ele, em palco, uma música em espécie de homenagem como a própria disse "graças às novas tecnologias”.


+ Galerias

TAG RAGA #56
CACGM - "Corpo e Paisagem"
Terra Natal e de Sonhos 2018
"Humor a Bordo"
Projeto "Sorrir Branquinho"
Paulo Bragança
Norcaça, Norpesca & Norcastanha
17ª Feira Inter. do Norte
Plast&Cine 2018
Bem vindos caloiros
Receção aos novos alunos do IPB
Festa da História 2018

+ Vídeos


Blaya na SRC em entrevista
Blaya em entrevista
Plast&Cine 2018 Discurso de Georges Dussaud
G. Dussaud homenageado
Careto Air Show Vintage 2018
Careto Air Show Vintage 2018
Bragança: para conquistar e ser conquistada
Bragança
Bragança terra natal e de sonhos 2015
Época natalícia abriu em Bragança

Opinião

Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Universos, multiversos e realidades virtuais
22/02/2019
Retrato de igreja
Manuel Igreja
Carta a Deus Nosso Senhor acerca do meu País
18/02/2019
Retrato de bj
Batista Jerónimo
Carta Aberta ao Senhor Primeiro Ministro
12/02/2019
Retrato de luis
Luis Ferreira
Aliança em terras improváveis
10/02/2019

Mais Vistas

JOM inaugurou em Bragança a 21ª loja
// Diversos
Grupo Luz Saúde anuncia mais 50 postos de trabalho em Vila Real
// Vila Real
Operador turístico fica responsável pela linha do Tua e pela manutenção
// Trás-os-montes
Tribunal repete julgamento de mãe por maus-tratos a filhas adotivas
// Vila Real
Bragança volta a repetir o 3º lugar na maior prova de gestão Nacional
// Bragança
Cocktails para todos os gostos em Bragança
// Bragança
Trabalham no Centro de Investigação de Montanha 151 investigadores
// Bragança
Alfândega consolida compromisso com a Associação Leque
// Alfândega da Fé
Sismo de magnitude 2,2 sentido em Torre de Moncorvo
// Torre de Moncorvo
Mercado sem fronteiras para produtores portugueses em Espanha
// Miranda do Douro





Publicidade

CRONISTAS

Retrato de Pinheiro
Francisco Pinheiro
Retrato de luis
Luis Ferreira
Retrato de Carmo
Ana Carmo
Retrato de Tania
Tânia Rei
Retrato de luisbastos
Luís Mota Bastos
Retrato de fernando
Fernando Campos Gouveia
Retrato de parafita
Alexandre Parafita
Retrato de Paulo
Paulo Fidalgo
Retrato de pauloafonso
Paulo Afonso
Retrato de batista
Vítor Batista
Retrato de bj
Batista Jerónimo
Retrato de joaomartins
João Gabriel Martins
Para sugestões, informações ou recomendações: diario.tm@hotmail.com

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
© Diário de Trás-os-Montes