Fundada há dois anos e constituída por emigrantes de todo o país mobilizados pelos fundadores em França, esta associação surgiu, especificamente, a pensar nos idosos, tendo como objectivo, à partida, a criação de um centro de dia e mini lar na freguesia de Quirás de Lomba, a terra natal da presidente da associação, Benvinda Pires, que confirmou ao dtom estar este objectivo cumprido, uma vez que o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social já garantiu que a sua construção vai arrancar, estando o projecto em fase de elaboração e tendo sido já doado, pela Câmara Municipal de Vinhais, o terreno para o efeito.

No encontro do dia 10 estiveram mais de 100 pessoas de Quirás e outras nove aldeias desta e de mais duas freguesias vizinhas - Vilar Seco e Pinheiro Novo.

Benvinda Pires salientou a importância desta "dinâmica associativa" pelo facto de "nesta região não existir qualquer tipo da assistência a pessoas idosas", e contra o argumento de que já não há idosos maltratados hoje em dia, Benvinda Pires replica que o problema destes idosos é "a solidão e o isolamento" em que vivem, sobretudo pelo envelhecimento da população e pela desertificação das aldeias.

O que poderá explicar as manifestações de gratidão e contentamento manifestadas pela generalidade dos idosos presentes neste último convívio. Expressões como "um grande dia", "do melhor que pode haver" e "o melhor presente que nos podiam dar" foram usadas por muitos deles para caracterizar este dia, para alguns a segunda vez, e para outros a primeira, mas para todos, uma iniciativa a merecer repetição.



PARTILHAR:

Manuela Aguiar critica "inércia do Governo"

Luz chega a Moledo