Apesar do concurso ainda não ter terminado, já existem seis propostas para a rede de transportes de Vila Real. Este projecto da Câmara Municipal pretende \"desmotivar as pessoas de andarem de carro e levá-las a optar pelos transportes públicos para se deslocarem ao centro da cidade\".

Albertino do Fundo, vereador da Câmara Municipal de Vila Real, explicou ao Semanário TRANSMONTANO que uma \"grande parte\" da cidade irá ser coberta por esta rede de transportes e que o utente fará o percurso de 20 em 20 minutos, \"no máximo\". Desta forma, a autarquia pretende convencer as pessoas a deixarem os seus carros em casa ou na periferia da cidade cada vez que pretendam deslocar-se ao centro. Para isso, o vereador garante que há parques \"suficientes\", em diversos pontos da cidade, para as pessoas deixarem os seus veículos e seguirem para o centro de Vila Real nos autocarros que em breve estarão à disposição do público. Albertino do Fundo acrescenta ainda que alguns espaços vão \"sofrer\" obras, de forma a poderem servir de parques de estacionamento.

Embora acredite que não será fácil convencer as pessoas a deslocarem-se ao centro da cidade em transportes públicos, o autarca salienta que serão tomadas outras medidas nesse sentido. Estas medidas poderão passar, por exemplo, por criar zonas tarifadas no centro da cidade. Desta forma, os que levarem os seus veículos para a cidade e pagarem a respectiva tarifa de estacionamento estarão ao mesmo tempo a pagar os transportes públicos que ali circulam.

A universidade, passando por Parada de Cunhos, Zona Industrial, Abambres e Hospital, são zonas que estarão cobertas pela rede de transportes a criar. De 20 em 20 minutos, um autocarro passará por todas estas localidades. Os preços dos bilhetes ainda estão a ser estudados, mas o vereador garantiu que se espera \"criar bilhetes a um preço acessível e que incentive os cidadãos a andarem nestes transportes\".

Os autocarros, que a Câmara exige que sejam de tamanho médio, visto terem de passar por algumas ruas do centro histórico bastante estreitas, poderão estar já a circular no próximo mês de Junho. Até lá, decorrerão todos os trâmites legais que um concurso público deste género exige.



PARTILHAR:

livro para ensinar a língua portuguesa nas escolas americanas

PSP de Bragança deteve 4 indivíduos