Titi não dispensou anteontem a sua bengala nova na festa de anos. Nem o cabelo arranjado e pintado. Afinal, festa é festa e 102 anos bem merecem comemoração como deve ser. Chama-se Palmira de Jesus, mas é tratada carinhosamente por Titi no lar de Freixiel, em Vila Flor, onde vive.

Inês Gouveia foi a primeira funcionária daquela instituição, aberta há 21 anos como centro de dia. Quis o destino que encontrasse logo como utente Titi, que acabou por marcar a sua vida. \"Eu tinha 19 anos e ela ensinou-me muita coisa. Foi ao meu casamento e esteve nos momentos importantes da minha vida\", conta orgulhosa.

Palmira de Jesus tornou-se Titi para os funcionários da casa por ser \"pequenina e doce\", conta Inês. \"Mas também por ser arrebitada e se impor quando quer\". Pergunta da praxe gostavam de chegar à idade dela? Sim, claro que sim. \"Mas só se tivesse ainda as capacidades dela e qualidade de vida, caso contrário não vale a pena andar cá\", responde o sobrinho José Carvalho, 51 anos.

O irmão, Alexandre Carvalho, 65, também não se importava de ter uma idade \"tão invejável\" como a da tia.

Titi fala muito baixinho, fininho e mal se percebe. A idade não perdoa. Mas ainda anda sozinha e recusa ser ajudada, come pela própria mão, entre outras raridades para uma centenária.

\"Gosta de ser independente, tem muita força\", sublinha Inês. \"Na devida proporção consegue ser a utente mais independente que aqui temos\", acrescenta. E não esquece os gatos que sempre viveram com ela e que o lar alimenta para lhe satisfazer a vontade.

Palmira de Jesus é a utente mais idosa da Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor. O provedor, Vítor Costa, admite mesmo que seja \"a mais velha do concelho\". E não tem dúvidas que para se atingir tal longevidade é importante \"o acolhimento, o conforto e os medicamentos a horas\", garantidos pelas instituições sociais.



PARTILHAR:

Ponte que liga Algoso a Valcerto

Long cadastro policial