Este sábado, a Biblioteca Municipal de Vila Real recebeu a segunda sessão do Ciclo de Workshops “Boas Práticas Gerontológicas” subordinada ao tema “Criatividade e Empreendedorismo Social” e onde estiveram perto de trinta participantes.

Com a temática do empreendedorismo social na ordem do dia, a Associação Vale d’Ouro convidou dois especialistas para apresentarem as suas perspetivas acerca desta temática. Cláudia Moura, consultora para a estratégia e sustentabilidade em ERPI’s apresentou algumas ideias empreendedoras no âmbito do empowerment e capacitação das equipas. Já Ruben Amorim, e numa perspetiva muito mais prática, procurou com os participantes compreender de que forma o empreendedorismo social pode ser uma estratégia determinante na reinvenção das respostas sociais.

Esta sessão contou, além dos convidados, com a participação da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Eugénia Almeida, que uma vez mais enalteceu a iniciativa referindo que “o município é parceiro deste workshop porque aposta na qualidade e na diferença”. Reforçou ainda que “não podem ser exclusivas do município, todas as iniciativas que acontecem, sendo necessárias visões diversificadas”. No âmbito da temática do empreendedorismo, Eugénia Almeida desafiou ainda as instituições: “quando temos parceiros no território, que também tem a sua visão e mostram aquilo que de bom fazem e podemos fazer, nós só temos que dar as mãos e caminhar para a frente”.

O Ciclo de Workshops "Boas Práticas Gerontológicas" é organizado pela Associação Vale d’Ouro com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real com a última sessão a realizar no próximo dia 3 de dezembro subordinada ao tema “Novos Seniores, Novas Respostas”. Nesta sessão pretende-se discutir os desafios que as equipas gerontológicas terão perante os “novos seniores” que revelam novas formas de estar e interesses que podem não se enquadrar nas atuais respostas sociais.

Os convidados desta sessão são Sandra Antunes, Vice-Presidente da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Lamego e Marlene Pimentel, psicóloga e profissional na área da gerontologia.

Esta ação de formação tem como principais objetivos, através do conjunto de formadores especializados na área, a partilha de boas práticas desenvolvidas pelas organizações e universidades, ressalvar a importância das equipas multidisciplinares no âmbito da intervenção, promover o debate no sentido de ser discutidas novas respostas para o envelhecimento ativo e identificar pontos a melhorar no distrito.



PARTILHAR:

Sessões empresariais no Ecomuseu de Barroso

Magusto e muita animação no Eco Museu de Barroso