A “Rota do Cocktail” e a “Cocktail Village” marcaram a primeira edição da “Cocktail Week” na capital de distrito, naquele que foi um evento especialmente dedicado aos profissionais do ramo das bebidas espirituosas.

 

Terminou hoje, dia 17 de fevereiro, a primeira edição da “Cocktail Week” em Bragança. Foram 17 os espaços comerciais de restauração e bebidas, que integraram a “Rota do Cocktail”. Isto é, um roteiro de locais onde foram apresentados cocktails de autor em três categorias, “Melhor Cocktail de Bragança de 2019”, “Melhor Cocktail Sem Álcool de Bragança 2019” e o “Melhor Cocktail para Petiscos de Bragança 2019”.

Paralelamente, foi criado no centro da cidade a “Cocktail Village”. O pavilhão do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) foi o centro nevrálgico de toda a iniciativa, onde decorreram os vários workshops, masterclasses, bem como apresentações de produtos e novas tecnologias ao serviço da restauração, sem esquecer um vasto programa de formação, pensado para os profissionais na área do Bartending e empresários dos diversos estabelecimentos.

Apesar deste ter sido um evento destinado aos profissionais do setor, a verdade é que esteve aberto ao público em geral, de 14 a 17 de fevereiro, com entradas a dois euros para os quatro dias. ““Pode entrar toda a gente. Este é um evento aberto à população, a quem gosta de bebidas, a quem quer aprender um bocadinho sobre cada assunto que nós trazemos para debate e pode bebê-las também aqui”, adiantou Fernando Salvador, do dia da inauguração da “Cocktail Village”, acrescentando que “aqui há uma área de degustação que é gratuita e depois as pessoas poderão tomar a mesma bebida no bar que temos para o efeito”.

Simultaneamente, houve também um concurso. “Há formação e concurso, até porque esta ideia passa por trazer formadores que de outra forma não viriam a Bragança, para se tirarem estes cursos são muito caros e implicam que nos desloquemos para fora e aí sim, entra a ACISB (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança) como um parceiro estratégico, pois através de subsídios para a formação tornou esta questão profissional”, sustenta o entrevistado, que enaltece o papel preponderante da ACISB, assim como do IPDJ e da Câmara Municipal de Bragança. “Assim, acabámos por conseguir oferecer este curso aos funcionários dos bares e aos seus proprietários sem qualquer custo e, ainda, com um subsídio de alimentação. Foi um grande passo estratégico e se não fosse a ACISB nós não teríamos conseguido isso”, remata.

De acordo com Fernando Salvador, da S.A. Agência de Eventos, principal entidade promotora da iniciativa, houve uma “grande resistência”. “Os bares não sabem o que é e não estavam preparados para fazer os cocktails e quando nós lançámos o desafio do concurso de cocktails muitos disseram que nem faziam cocktails. Mas eles fazem, um gin é um cocktail, assim como uma Cuba Libre ou um whisky com cola é um cocktail”, recorda.

Presenta na inauguração da “Cocktail Village” esteve o edil brigantino, que ressalva a importância de bem saber servir, não só os brigantinos, mas também quem nos visita. “Penso que esta iniciativa pode, de facto, trazer um grande contributo que se prende com a forma de melhor servir os clientes, tendo até, em conta, as suas componentes formativa e de inovação”, argumenta Hernâni Dias, consciente da relevância que estes eventos podem assumir futuramente, no que ao turismo diz respeito. O presidente da Câmara Municipal de Bragança fala, ainda, na possibilidade de “associar a este tipo de iniciativa, a este tipo de serviços, os nossos produtos, os produtos endógenos da região”, dando o exemplo da castanha. “Terá de haver esta preocupação, de todos os empresários ligados ao setor dos bares e da restauração, também, que tenham essa responsabilidade e, sobretudo, vontade, de introduzirem estes nossos produtos para que as pessoas não venham a Bragança, eventualmente, tomar um cocktail que possam tomar em um qualquer ponto do país”, advoga Hernâni Dias, apontando a diferenciação como o caminho a seguir.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Mercado sem fronteiras para produtores portugueses em Espanha

Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural visitou as obras na barragem da Camba