O helicóptero e a viatura SIV (Suporte Imediato de Vida) prometidos pelo Governo, para o concelho de Macedo de Cavaleiros, no âmbito da reorganização dos serviços de saúde que levou ao encerramento de algumas valências em toda a região vão começar a operar no próximo mês.

A data foi acordada na segunda-feira passada durante uma reunião realizada em Macedo entre a Câmara Municipal e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). A vinda dos dois meios de socorro e transporte pré-hospitalar fazem parte do protocolo assinado no dia 14 de Abril de 2007 entre a Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e chegam com mais de dois anos de atraso em relação à data inicialmente prevista.

O atraso na colocação dos meios levou, inclusivamente, a Assembleia Municipal a protestar pelo reiterado atraso da colocação dos referidos meios de socorro. A última iniciativa encetada por órgão autárquico nesse sentido foi tomada na sua reunião do dia 6 do passado mês de Janeiro. A ambulância SIV servirá para operar nas ocasiões em que o helicóptero não puder ser utilizado devido a condições me-teorológicas adversas.

A equipa de cinco elementos que vai operar com o helicóptero e a ambulância vai ser constituída por dois pilotos de helicóptero, um médico, um enfermeiro e um mecânico.



PARTILHAR:

Dia Aberto da instituição

Procura trabalho há seis anos