O tenente-coronel Manuel Rocha substitui Amílcar Ribeiro como novo comandante do Comando Territorial de Bragança numa cerimónia de tomada de posse presidida pelo 2º Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana.

 

Presidida pelo 2º Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, o Tenente-General Botelho Miguel, realizou-se ontem, dia 19 de abril, pelas 10h30, a cerimónia de tomada de posse do novo comandante do Comando Territorial de Bragança.

Com toda a pompa e circunstância exigida na passagem de testemunho e como já é apanágio da Guarda Nacional Republicana (GNR), o tenente-coronel de infantaria Manuel Fernandes Borlido da Rocha substituiu, assim, Amílcar da Cruz Ribeiro, que assumiu o posto no final de 2015, ocupando o cargo maior da GNR no distrito de Bragança durante mais de dois anos.

De sublinhar que o tenente-coronel Manuel Rocha, do primeiro Curso de Oficiais da GNR da Academia Militar, apresenta, à semelhança do seu antecessor, um extenso currículo. É mestre em Direito e Segurança, pela Universidade Nova de Lisboa e é licenciado em Ciências Militares, pela Academia Militar, tendo ainda vários cursos técnico-profissionais, tanto no âmbito da formação e promoção, como de especialização em diversas áreas da missão da Guarda. Este oficial ingressou nos quadros permanentes da GNR a 1 de outubro de 1996, tendo desempenhado diversas funções, das quais se destacam, comandante do Destacamento Territorial de Barcelos de 2001 a 2005, comandante do Destacamento Territorial de Viana do Castelo em 2006 e 2007, professor militar das disciplinas de Sistemas de Armas da GNR e Tática das Forças de Segurança em 2007 e 2008, diretor dos Cursos da GNR na Academia Militar e Professor Militar da disciplina de Tática das Forças de Segurança entre 2008 e 2010, chefe da Secção de Recursos Logísticos e Financeiros do Comando Territorial de Viana do Castelo e Oficial de Segurança da Unidade entre 2010 e 2013, chefe da Secção de Operações, Informações, Instrução e Relações Públicas da Unidade de Intervenção em 2013 e 2014, estando, nos últimos quatro anos, entre 2014 a 2018, como Oficial de Relações Públicas e chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal do Comando Territorial de Viana do Castelo.

 

Entrevista com o anterior Comandante, Amílcar da Cruz Ribeiro, pouco tempo depois de ter assumido o Comando Territorial de Bragança, no final de 2015:

http://www.diariodetrasosmontes.com/entrevista/seguranca-e-maior-riqueza

 



PARTILHAR:

Dia Mundial do Livro vai ser comemorado em Bragança

Esperados mais de 400 atletas na Corrida das Cantarinhas