A cidade de Differdange, no Luxemburgo, fez-se representar em Chaves com uma comitiva de 50 pessoas, no passado dia 04 de abril (segunda-feira).

A comitiva foi recebida no Salão Nobre da Câmara Municipal, pelo Presidente do Município, António Cabeleira, pelo Vice-Presidente, Carlos Penas, pelo Vereador da área de Turismo, João Neves, e pelo Vereador Francisco Melo. As boas-vindas ficaram a cargo do autarca flaviense, que salientou as boas relações existentes entre as duas cidades e aproveitou para dar a conhecer um pouco sobre a história da cidade flaviense.

Após a receção oficial e troca de lembranças, seguiu-se uma reunião de trabalho para estabelecimento de atividades de intercâmbio entre as duas cidades irmãs. Posteriormente, decorreu um passeio cultural pelo Centro Histórico da cidade, visita ao Museu da Região Flaviense, ao futuro Museu das Termas Romanas, margens do rio Tâmega e Termas de Chaves, onde puderam degustar as afamadas águas de Flávio.

A visita da comitiva luxemburguesa ocorreu no âmbito da parceria de geminação estabelecida, desde 2003, entre Chaves e Differdange, cidade onde vive um grande número de portugueses originários da região flaviense, tornando-se, por esse facto, essencial o estreitar de laços entre as duas comunidades, de modo a avivar as raízes flavienses, o intercâmbio cultural, a partilha de vivências e o convívio social.

Nos cinco dias de visita ao nosso país, para além de Chaves, a comitiva de Differdange também visitou outras cidades, como Porto, Vila Nova de Gaia, Mira e Braga.

Recorde-se que em setembro passado, no âmbito dos intercâmbios culturais entre as duas cidades, Chaves tinha sido brindada com uma atuação da jovem orquestra “Harmonie Prince Guillaume”, que encheu o Auditório do Centro Cultural e encantou os flavienses com um repertório diversificado.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

GNR apreende quatro armas de fogo

Restabelecida a ligação Covas-Gouvães do Douro