A região de Trás-os-Montes é a primeira em Portugal a disponibilizar um posto de abastecimento de gás natural para transportes de longo curso, integrado num complexo que será inaugurado terça-feira pelo secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.

Trata-se de \"uma das primeiras iniciativas privadas no mercado liberalizado de gás natural\" da Goldenergy, uma empresa comercializadora de energia, do grupo Dourogás, sediada no Norte do país com capitais 100 por cento portugueses, que investiu 4,8 milhões de euros e \"vai gerar de forma direta e indireta cerca de 20 postos de trabalho\".

O complexo de Gás Natural de Urjais, em Mirandela, no distrito de Bragança, foi cofinanciado em mais de três milhões de euros pela União Europeia e é pioneiro em Portugal no cumprimento da meta de Bruxelas de, até 2020, existir a cada 400 quilómetros um posto de abastecimento com estas características, afirmou à Lusa o presidente da empresa, Nuno Afonso Moreira.

Segundo adiantou, o complexo, localizado junto ao aterro sanitário do Nordeste Transmontano, disponibiliza o primeiro posto do país de gás natural líquido que permitirá que camiões de longo curso possam abastecer ali.

Esta zona integra há pouco tempo o percurso dos transportes internacionais com uma das novas estradas da região, o IC5, que liga à fronteira com Espanha, em Miranda do Douro.

O diretor da empresa, reconheceu que \"ainda não existem em Portugal muitas viaturas para o gás natural líquido\", mas acredita que \"é o investimento nos postos que vai trazer clientes\" e tem alguns assegurados através de um projeto europeu que envolve 30 entidades e empresas de diferentes países.

O investimento destina-se também a outras frotas de empresas e municípios através do fornecimento de gás natural comprimido que vai abastecer os veículos de recolha do lixo que circulam nos 13 concelhos servidos pela Resíduos do Nordeste.

A empresa vai também a partir de Rujais disponibilizar gás natural ao Complexo Industrial do Cachão e quer chegar aos 26 concelhos do Norte onde ainda não existe gás natural canalizado, oferendo a entidades ou empresas do Interior a substituição dos depósitos de gás propano por natural.

O presidente afiançou que as diferentes soluções permitirão uma redução para \"metade dos custos com a energia\".

Segundo disse, a Goldenergy tem uma quota de \"20 por cento\" do mercado nacional de gás natural.

O Goldenergy prepara-se para abrir um posto idêntico ao de Urjais na Maia, na zona do Grande Porto, e tem previsto instalar \"entre quatro a seis\" pelo país até ao final de 2014, com um investimento total estimado de 15 milhões de euros, cofinanciados pela União Europeia.



PARTILHAR:

Projecto de investigação

Investimento de 2 milhões de euros