A vila de Freixo de Espada à Cinta vai receber um museu dedicado aos Missionários. O projecto já está a ser posto em prática e, para o efeito, foi já assinado um protocolo entre a Câmara Municipal e a Comissão Fabriqueira local, com vista à cedência do espólio existente e de um imóvel.

O local escolhido para acolher a futura unidade museológica, ao que tudo indica já no próximo ano, é o recuperado convento de São Filipe de Néri, datado de meados do século XVII.

Recorde-se que Freixo de Espada à Cinta é considerado um dos concelhos do País com mais missionários, desde o tempo das Descobertas. O exemplo paradigmático desta realidade é o falecido Monsenhor Manuel Teixeira, expoente máximo da presença portuguesa em terras do Oriente.

Segundo Pedro Sá Mora, vice-presidente do município de Freixo de Espada à Cinta, esta é uma pretensão antiga e que só agora foi possível concretizar.

O museu terá condições singulares de forma a mostrar aos visitantes uma das particularidades da cultura transmontana.\"Os museus são âncoras fundamentais para a promoção e valorização da história de uma localidade\", relembrou o responsável.

A futura unidade irá, ainda, acolher uma valiosa colecção de arte sacra, a qual foi cedida ao museu parte da Fábrica da Igreja. O município está a preparar técnicos para começar a catalogar e identificar todo o espólio, para que o museu seja um dos elementos centrais para quem visita a vila mais manuelina de Portugal.



PARTILHAR:

Nazaré Pereira ganhava pouco

CDS-PP renova-se