“Confronto desportivo” de trail running entre portugueses e espanhóis terá lugar a 3 de junho na fronteira de ambos os países, naquela que será a segunda edição da Transfronteiriça 2018 – Campeonato Ibérico.

 

Decorreu a semana passada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Bragança a conferência de imprensa de apresentação da Transfronteiriça 2018 – Campeonato Ibérico.

Classificada como “um confronto desportivo entre portugueses e espanhóis na fronteira de ambos os países”, a organização desafia “todos aqueles que queiram defender as cores de uma das duas equipas estão convidados a juntarem-se à festa do trail running ibérico” que acontecerá a 3 de junho.  

A iniciativa, promovida pela Diputación de Zamora, em estreita colaboração com o município brigantino e que conta, também, com o apoio da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor e do Ginásio Clube de Bragança, incluiu uma caminhada de oito quilómetros (Km) e três provas distintas, todas a terminarem em Figueruela de Arriba. O Trail Longo terá 32 Km e partirá da aldeia de Rio de Onor, já o Trail Curto terá a extensão de 22 Km com saída em Santa Cruz de los Cuérragos e no Mini Trail, que terá 12 Km, os corredores arrancarão de Vilarino Manzanas.

Apesar do espírito competitivo, esta prova que vai já na sua segunda edição e que terá como cenário a Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica, é caraterizada pelo forte convívio e união entre portugueses e espanhóis. 

“Esta prova nasceu no ano passado com o objetivo de continuar no tempo. E nascia com o espírito de colaborar com os irmãos portugueses na dinamização dos dois territórios de ambos os lados da fronteira”, declarou, no final da conferência de imprensa, o deputado da Cultura, Educação, Desporto e Emigração da Diputacón de Zamora. De acordo com José Luis Bermúdez, “mais que uma competição, queremos que seja uma festa entre espanhóis e portugueses com uma comida de irmandade que se faz no final e que está incluída na inscrição”. No ano passado, para o representante do governo provincial, a prova “foi um êxito, em homens ganharam os espanhóis e em mulheres ganharam as portuguesas que foi o ideal”, recorda.

Já o vereador da Câmara Municipal de Bragança, sublinha que “o sucesso destas iniciativas depende muito do trabalho em rede e de cooperação entre as diversas instituições, quer portuguesas, quer espanholas”. Para Miguel Abrunhosa, “o objetivo é mais participar do que propriamente competir” e aproveita para convidar todos aqueles que desejem participar, sublinhando que “há três distâncias possíveis para diferentes formas físicas”.

De frisar, ainda, que no dia da apresentação, a três semanas do evento de trail, estavam já inscritos 250 pessoas, sendo que o limite se cifra nos 700 participantes. No entanto, o representante do executivo adianta que são esperados, sensivelmente, cerca de 350 atletas.

 

+ INFO & INSCRIÇÕES EM: www.transfronteriza.es

 

“A Transfronteiriça é um evento desportivo que acima de tudo visa promover o convívio entre portugueses e espanhóis. Para além disso, é uma excelente iniciativa que permitirá, também, animar a aldeia de Rio de Onor, os diferentes territórios de ambos os lados da fronteira e a economia local. Até porque já estão inscritos de cidades tão distantes como o Porto e Valença que, de certeza, ficarão aqui alojados e farão alguma despesa”, resumiu Miguel Abrunhosa, garantindo que, também, irá participar.

Para Antonio Del Pozo, principal responsável pela organização da Transfronteiriça 2018 – Campeonato Ibérico, a prova vem reforçar “os laços entre os dois povos”, sendo este um evento que pretende eliminar a fronteira por um dia que seja.

Quanto às inscrições, os preços variam entre os 25 euros para o trail longo, 18 euros para o trail curto e os 15 euros para o mini trail e a caminhada. No valor da inscrição, está incluída a comida, a tshirt, a bolsa do corredor e o transporte. Isto porque todos os participantes serão convidados a deixarem os seus carros em Figueruela de Arriba, para depois serem conduzidos de autocarro a cada um dos locais onde a prova por si escolhida terá início.

Resta dizer que Rui Muga e Lucinda Sousa serão os padrinhos da prova por Portugal. Enquanto Espanha será representada por Maria Dias e Abel Lourenzo.

 



PARTILHAR:

Bragança investe 200 mil euros na melhoria do terminal do aeródromo

Costa anuncia redução "substancial" do IRC para empresas do interior