Caminhada de seis quilómetros, corridas Benjamins e Escolas de 500 metros, Juvenis de 5 mil metros e a prova principal, a de 10 mil metros, entre outras atividades e muita animação esperada na Praça do Município.

 

Decorreu esta segunda-feira na Sala de Reuniões da Câmara Municipal a conferência de Imprensa de apresentação da Corrida das Cantarinhas 2017. É já este domingo, pela manhã, que Bragança irá receber a segunda edição deste evento desportivo, que contará nas suas fileiras com a participação de atletas bem conhecidos como Rui Teixeira, Hugo Almeida e Rui Muga, que será o padrinho da prova, entre muitos outros.

 A Corrida das Cantarinhas que, este ano, integra o circuito Liga Allianz Record, terá na Praça do Município o seu local de partida e de chegada, e incluirá as provas de 10 mil metros, Corridas Benjamins e Escolas, de 500 metros, Juvenis, 5 mil metros, e a Caminhada, de 6 mil metros.

“A Liga Allianz Record é um conjunto de 18 provas a nível nacional, uma em cada distrito do continente, mais uma que será a final, e por isso poderemos ter mais gente este ano pois estaõ presentes todos os inscritos na Liga”, começou por explicar o presidente do Ginásio Clube de Bragança, a principal entidade a colaborar com o município brigantino na organização da Corrida das Cantarinhas. “Para além disso, é uma mais-valia em termos de divulgação da prova, pois está associada ao jornal Record e ao Correio da Manhã TV, que vão promovendo a prova nos respetivos meios de comunicação”, acrescentou Carlos Fernandes, para quem as “condicionantes financeiras”, referindo-se ao decréscimo do montante investido pela autarquia na organização do evento, que passou para os 18 mil euros, só se irão refletir na refeição a que, no final da prova, o ano passado todos os participantes tiveram direito e que, nesta edição, não acontecerá. “Não será por aí que a prova irá correr menos bem, até porque a parte desportiva está salvaguardada”, garantiu o responsável, que informou que a corrida de 10 mil metros terá uma inscrição no valor de 10 euros, enquanto as restantes provas são gratuitas.

Recorde-se que a Corrida das Cantarinhas foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo 2016, daí ter, também, beneficiado o ano transato de uma verba maior, e o primeiro a ser implementado. Na sua edição de estreia, o evento contou com a presença de 830 pessoas, de todo o país e de Espanha, inclusive. Dos 310 atletas que participaram na corrida dos 10 mil metros, muitos eram de clubes tão importantes como o Sport Lisboa e Benfica, o Sporting Club de Portugal e o Boavista Futebol Clube, entre muitos outros. Para Carlos Fernandes, alcançar este domingo, pelo menos, o mesmo número de participantes da primeira edição já seria sinónimo de uma iniciativa bem sucedida.  

Depois de assinado o protocolo com o Ginásio Clube de Bragança, também o presidente da Câmara Municipal falou à Comunicação Social, manifestando-se confiante no que à adesão à Corrida das Cantarinhas diz respeito. “Estou convencido que, pelo segundo ano consecutivo, conseguiremos ter, efetivamente, muitas pessoas e muita animação. Até porque há outras iniciativas que acontecem na cidade e que, no fundo, acabam por ser a preparação para a Feira das Cantarinhas”, asseverou Hernâni Dias, que sublinhou o contributo da modalidade para uma vida mais saudável, não esquecendo “a vertente social, de convívio” e aquele que "será, certamente, um momento de festa”. Questionado pelo Diário de Trás-os-Montes se irá participar nalguma das provas, o edil brigantino respondeu que, em princípio sim, mas caso o faça, será na caminhada de seis mil metros. “Como sabem, tive um problema físico e há coisas que eu não posso fazer como fazia antes, quando era novo”, brincou um visivelmente bem disposto Hernâni Dias.  

 



PARTILHAR:

Morreu Sobrinho Alves, antigo presidente da Câmara de Vinhais

Souto Moura “encantado e comovido” com homenagem em Bragança