Toda a zona metropolitana de New York e a costa noroeste dos Estados Unidos será até amanhã quarta-feira à noite, o centro de uma tormenta de neve que, segundo os meteorologistas se fará acompanhar de ventos que poderão atingir os oitenta quilómetros horários.
Segundo o meteorologista Todd Miner, da Universidade de Pensilvânia, trata-se de um temporal que, tem todas as possibilidades de se encontrar com uma frente fria procedente do Canadá e outra originária do México, tendo o potencial do temporal de 1996, que paralizou amplos sectores de actividade.
Entretanto, ao fim do dia de ontem, um porta-voz do Serviço de meteorologia disse que “se estas duas frentes chegam a chocar é possível que de Washington até ao norte de New York caiam mais de trinta centímetros de espressura de neve”.
O mesmo porta-voz disse ainda que os meteorologistas são unânimes que se trata de um fenómeno nada usual, algo que não tem sido visto nos últimos cinquenta anos.
As companhaias aéreas já anunciaram cancelamentos e demoras nos seus voos, o que causará sérios problemas nas comunicações em todo o país.
Muitos habitantes desta região efectuaram no sábado e ontem de manhã um autêntico “assalto” aos supermercados para se abastecerem de alimentos.
O Mayor de New York, Rudolpf Giuliani, informou que a cidade mobilizou dois mil veículos para manter abertas as ruas e avenidas da cidade, no intuito de diminuir as consequências da actual tormenta.
Os aeroportos de J.F. Kennedy, La Guardia e Newark, foram encerrados, assim como quase todos os de noroeste do país, entre os quais os de Washington, Baltimore, Filadelfia e Boston.
O nevão começou no sábado à noite em Virginia seguindo-se a Pensilvania, Delaware, Maryland, New Jersey, New York, Connecticut, Massachusetts, Vermont, New Hampshire e Maine.
Há uma semana, uma tormenta que media somente oito centimetros de expressura provocou o caos em Washington e nos estados de Virginia e Maryland.



PARTILHAR:

Dois mortos e treze feridos

Antes da sucessão