D. Amândio Tomás, bispo da diocese, realizou a bênção da Igreja Matriz de Covelo do Gerês, no concelho de Montalegre, depois desta ter sido devastada por um incêndio no dia 29 de novembro de 2017, na capela mor.

Os trabalhos de recuperação da Igreja, ultrapassaram os 50 mil euros, investimento esse que apresentou grandes resultados, superando assim as expectativas de toda a população.
A jornada da sua reinauguração, contou com a presença do presidente do Município, Orlando Alves.

Passado um ano do trágico incendio, a Igreja de Covelo e o templo ganharam uma nova vida, tornando-se assim em um património único. Ao lado, n residência paroquial, foi construído um memorial do incendio, com todas as peças que restaram, bem como imagens danificadas pelas chamas.

 

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Depois do trágico incêndio e graças à colaboração de todos, já foi possível colocar a igreja ao serviço da comunidade. Foi uma cerimónia bonita que contou com a presença de toda a comunidade de Covelo do Gerês. Verificamos que está ali um trabalho bem conseguido. Foi possível apreender o quão trágico e devastador foi aquele incêndio. Era uma das aldeias que tinha uma estatuária valiosíssima.

Quero felicitar a comunidade e todas as freguesias que contribuíram. Ironia do destino, estas comunidades quotizaram-se para angariar fundos para a zona de Pedrogão.

Mas até nisto o povo de Barroso é grande! Nas horas difíceis tornam-se ainda mais fortes. Hoje a igreja de Covelo do Gerês está restaurada, muito bonita e asseada. As obras vão continuar para restauração de outros pormenores».

 

D. Amândio Tomás | Bispo da Diocese de Vila Real
«Foi uma excelente recuperação depois daquele acidente de há um ano atrás. São atitudes de louvar, quer da população mas, também, das entidades, desde a junta de freguesia à Câmara de Montalegre. Ajudaram na recuperação de um templo antigo, cheio de história, que tem um significado muito grande para a região.»


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

José Pinheiro eleito presidente da direcção da AAUTAD

Macedo de Cavaleiros destaca "altruísmo" das vítimas do acidente com helicóptero