As crianças das escolas primárias de Boticas, Vila Real, aprendem inglês há três anos, tendo-se antecipado, assim, à intenção do governo de introduzir, a nível nacional, o ensino daquela língua no 1º ciclo do ensino básico.

O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Campos, disse, ontem, que o inglês é leccionado às crianças que frequentem o 3.º e 4.º anos dos estabelecimentos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho há três anos, uma iniciativa que surgiu no âmbito do projecto \"Crescer e Aprender\".

Este projecto integra um conjunto de actividades extra- curriculares, entre as quais o ensino do inglês, educação física ou musical, uma decisão que se deveu às \"crescentes necessidades das crianças no contexto da União Europeia, onde o domínio da língua inglesa se torna fundamental\", disse o autarca.

Cerca de 300 crianças de todo o concelho são abrangidas por esta medida, deslocando-se semanalmente à sede da vila de Boticas, para terem uma aula desta língua estrangeira.

\"Há muito que entendemos ser fundamental ministrar conhecimentos básicos de inglês às nossas crianças, que lhe permitam familiarizarem-se mais cedo com a língua e possibilitando-lhes um maior domínio da mesma no futuro\".

Fernando Campos congratulou-se por a sua autarquia ter sido \"pioneira\" na introdução desta medida, que o Governo socialista pretende implementar a nível nacional já a partir do próximo ano lectivo 2005/2006.

\"Está provado que a iniciativa que tomámos foi a mais correcta, antecipando-nos ao que deverá vir a ser uma realidade em todo o país, o que só prova que no interior do país, longe dos centros de decisão.



PARTILHAR:

Novas regras

Estudo de caracterização