A «reorganização da rede escolar do 1.º Ciclo» é uma das prioridades da política de educação do Governo, segundo afirmou ontem o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos.

Segundo o governante, que ontem inaugurou as instalações do Centro Escolar de Vila Pouca de Aguiar, a \"maior parte das escolas do primeiro ciclo, não tem condições para as crianças\".

\"A rede existente foi criada no período do Estado Novo e o futuro passa pela reorganização\", referiu Valter Lemos, que lembrou \"o esforço de requalificação quer do Governo quer das autarquias, na criação destas escolas de acolhimento\".

No entanto, o secretário de Estado da Educação sublinhou que \"existem problemas nos parques escolares no distritos do Interior, como Guarda, Viseu, Bragança. Vila Real e em algumas cidades maiores do litoral\".

Valter Lemos admitiu, por outro lado, que os números do insucesso são \"preocupantes\".

\"O abandono e a reprovação no Ensino Básico ronda os 20%, o que é assustador. Alterar esses números e melhorar os resultados escolares são os nossos principais objectivos\", sublinhou o secretário de Estado da Educação. O presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias, por seu turno, referiu que o projecto do centro escolar foi elaborado pela autarquia, de acordo com as orientações do Ministério da Educação.

\"A responsabilidade do projecto foi nossa e a candidatura foi aprovada pelo Ministério da Educação há cerca de três meses. As crianças do nosso concelho têm, agora, uma melhor qualidade de ensino\", considerou o autarca.

A obra foi suportada pela autarquia e será comparticipada por fundos comunitários mas a Câmara espera que \"o Ministério da Educação subsidie metade do valor não comparticipado pela União Europeia\".

O Centro Escolar de Vila Pouca de Aguiar acolhe cerca de 400 alunos das freguesias Norte do concelho, nomeadamente, Bornes, Sabroso de Aguiar, Capeludos, Bragado, Penalves, Vreia de Bornes, Valoura e Parada de Monteiros.

A obra ficou orçada em 2,5 milhões de euros e o centro será ainda dotado de um pavilhão desportivo, cujas obras deverão começar ainda este ano, que custará 700 mil euros.



PARTILHAR:

Resultados da III Divisão

23 e 24 de Setembro