A população do concelho de Alijó irá ter ao seu dispor, a partir de sábado, de cuidados médicos ao domicílio, prestados por uma empresa privada, que adoptou a designação e a filosofia de «Hospital em Casa».

Segundo Ermelinda Cardoso, natural daquele concelho e proprietária da empresa com origem numa clínica geriátrica do Porto, \"haverá seis médicos que garantirão atendimento permanente em consultório, sendo prestados todos os tipos de cuidados médicos, enfermagem e higienização\". A ideia passa por \"tratar no próprio domicílio, doentes a necessitar de cuidados continuados, nas mesmas condições que são disponibilizadas em meio hospitalar\", acrescentou. Apesar de se tratar de uma empresa privada, os seus responsáveis garantem que \"os preços não serão exagerados\" e a título de exemplo salientam \"a consulta de clínica geral, que custará 20 euros\".

Este tipo de serviçoinovador na região, será complementado com a presença de um especialista em tratamento da dor, sem recurso a intervenção cirúrgica, através da utilização de uma técnica com agulhas especiais e recorrendo ao raio X. Procedimentos de intervenção que, segundo o médico Alexandre Teixeira \"são utilizados em situações nas quais mais nenhum tipo de tratamento resultou\".

Serao tratadas todas as dores, à excepção das oncológicas, sem anestesia e com a colaboração total do doente que acompanha toda a intervenção através do Raio X. Uma técnica que se tem revelado \"bastante eficaz no tratamento de hernias discais e outros problemas de coluna, enxaquecas ou cefaleias.



PARTILHAR:

Ensino do Português subsidiado na Extremadura

Susana Rosa