A Casa Regional dos Transmontanos e Alto Durienses do Porto foi, ontem, o local escolhido para a divulgação da VI Feira da Vitela dos Lameiros de Barroso. O certame irá decorrer entre os dias 2 e 4 de Julho, na zona do mercado da Vila de Montalegre, onde são esperados cerca de 20 mil visitantes e cerca de 260 mil euros de receita.

Na Feira, e em restaurantes locais, os visitantes vão poder degustar a vitela assada no forno com batata assada ou com arroz de grelos, uma ilhada na brasa com batata a murro, ou, então, vitela estufada com batata cozida, ou, ainda, vitela na brasa com pão de centeio. Todos estes pratos acompanhados de um vinho tinto da região do Douro.

No recinto poderão, ainda, assistir a uma exposição do melhor gado do Barroso e haverá animação para as crianças, bem como a tradicional mostra da cultura popular, com a actuação de gaiteiros, ranchos, bandas, jogo do pau, concertinas e chegas de bois.

Objectivos da Feira
Tal como nos anos anteriores, esta é uma forma de estimular a produção, a hotelaria e a restauração, contribuindo para o desenvolvimento económico e promovendo o turismo do concelho.

Trata-se duma iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Montalegre (CMM)e a Cooperativa Agrícola de Montalegre (CAM) que, com o apoio dos sócios desta casa, procuram promover a carne produzida na região.

Segundo Fernando Rodrigues, presidente da Câmara, a sua preocupação e a das entidades do concelho passa por \"uma política mais ampla que tem vindo a ser desenvolvida pela autarquia nos últimos anos, de promoção da região e de valorização dos produtos locais\". Ainda com este propósito, outras vão sendo realizadas, tais como, a degustação e abertura de lojas de venda directa.

Nas instalações onde decorreu a apresentação da Feira, estiveram presentes, além do presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues, o presidente da Direcção da Casa dos Transmontanos, José Barrosa, e o presidente da Cooperativa de Montalegre, José Justo, bem como outros sócios que contribuem para a divulgação deste género de projectos.

A qualidade da carne barrosã já é reconhecida desde o século XVIII, quando era servida à mesa da família real inglesa.



PARTILHAR:

No lugar de Nogueira, Medrões

Despiste