As falhas no abastecimento público de água na cidade de Bragança estão provocar graves problemas. A Câmara Municipal incentiva os consumidores a poupar água, lembra a escassez de recursos hídricos e apela à construção da barragem de Veiguinhas, um projecto com 16 anos de avanços e recuos, três estudos de impacte ambiental e recentemente chumbado pelo anterior secretário de Estado do Ambiente.

\"Só uma decisão fundamentalista poderá explicar a decisão\", disse, ao JN, António Jorge Nunes, presidente do Executivo da Câmara de Bragança.

Os agricultores também não compreendem a polémica e mostram-se preocupados com a situação \"A água é um bem precioso para a nossa sobrevivência. Os planos de regadios estão absoletos e as barragens a níveis muito baixos. Se a seca se mantiver, vamos ter prejuízos incalculáveis\", alertou Abreu Lima, presidente da Federação da Agricultura de Trás-os-Montes e Alto Douro.

No centro da cidade os comerciantes começaram a exibir nas montras um desdobrável da autarquia, onde se apela à poupança da água. \"Estou muito preocupado com a situação. Sem água não podemos trabalhar\", afirmou Camilo Andrade, gerente do Café Chave dŽOuro, em Bragança.

\"Se não chover em abundância, a cidade e a região vão sofrer graves prejuízos. O abastecimento de água eficaz é a grande prioridade\", concluiu Augusto Cepeda, funcionário de uma bomba de gasolina local.



PARTILHAR:

O PSD/Vila Real

Novas regras