A Banda Musical de Dornelas foi fundada em 1926. Já tem idade para ter cabelos brancos. No entanto, ao longo de um percurso de 75 anos, tem sofrido vários reveses, que têm obrigado a começar do zero.

O maior inimigo que tem encontrado pela frente tem sido a falta de "material humano", revelou ao Semanário TRANSMONTANO o actual mestre, Domingos Magalhães, que prefere ser tratado por instrutor.

Foi este professor reformado e outros conterrâneos seus tão entusiasmados quanto ele que encetaram mais uma tentativa para reactivar a banda filarmónica. Corria, então, o ano de 1998, o mesmo em que tomou posse a nova Junta de Freguesia, a quem o grupo está ligado. Para a sua revitalização, o primeiro passo dado foi a criação de uma escola de música, onde Manuel Magalhães tem passado dois dias por semana a ensaiar os 20 novos elementos da banda. A formação já dura há dois anos. E, brevemente, irá iniciar formação uma nova turma.

Os primeiros instrumentos foram comprados em 2000, com uma verba de 4000 contos atribuída pelo Conselho Directivo dos Baldios do Couto de Dornelas. Mas, porque existe ainda "deficiência" a nível instrumental, e de uniforme, que o grupo ainda não tem, a própria banda, em conjunto com a Federação de Bandas Filarmónicas Transmontano-Durienses candidatou-se a um programa de apoio, ao abrigo do Plano Operacional da Cultura, no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio.

A candidatura foi aprovada e, deste modo, este grupo filarmónico, único no concelho de Boticas, vai receber uma verba de sete mil contos, repartida em três tranches, durante este e os próximos dois anos.

Esse subsídio é na maior parte (75 por cento) de origem comunitária. O Ministério da Cultura vai contribuir com 10 por cento. A Câmara Municipal de Boticas, convidada a participar no projecto por aquele ministério, vai participar com outros 10 por cento. E a banda terá também de contribuir com 5 por cento.

Esta informação, prestada por um dos elementos ligados à banda, Xavier Barreto, vem, assim, contrariar o conteúdo de um comunicado de imprensa divulgado pela autarquia de Boticas, no passado dia 11 de Abril. Naquele documento, a Câmara chamava a si a responsabilidade da atribuição do subsídio, ao divulgar: "Câmara Municipal de Boticas vai comparticipar as actividades levadas a cabo pela Banda Musical do Couto de Dornelas, com um financiamento de sete mil contos".

A estreia da banda vai ser a 5 de Agosto na festa da aldeia.



PARTILHAR:

No dia de Portugal e das comunidades portuguesas

"Programação algo elitista"