O Governo anunciou a aplicação de 15% de desconto a todos os veículos que circulem, a partir de 1 de agosto, em algumas autoestradas maioritariamente localizadas no interior do país e no Algarve.

Segundo uma portaria que entra em vigor a 1 de agosto, o Governo aponta critérios de convergência económica e coesão territorial para justificar os descontos nas portagens nas autoestradas A24, entre Viseu e a fronteira de Vila Verde de Raia, no município de Chaves, A23 e a A22.

Os descontos estendem-se à autoestrada A4, denominada Transmontana, entre Amarante e Quintanilha (Bragança), mas deixa de fora o troço daquela via entre Matosinhos (Porto) e Amarante. Ainda na A4, no Túnel do Marão, recentemente inaugurado, o preço praticado já abrange os 15% de desconto.

O ministério do Planeamento e das Infraestruturas anuncia o alargamento horário e de descontos especiais a veículos pesados de mercadorias nas referidas autoestradas, para “mitigar os efeitos das portagens na atividade económica e exportações e concretamente nos custos do transporte de mercadorias”.

De acordo com o Governo, o novo regime de descontos nas portagens leva em conta critérios de poder de compra da população tendo sido “selecionadas autoestradas com um Indicador per capita de poder de compra concelhio igual ou inferior a 90% da média nacional”.

O Plano de Mobilidade para o Interior é apresentado hoje, a partir das 11:00, na estação ferroviária da Covilhã, distrito de Castelo Branco, com a presença do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.



PARTILHAR:

Dois detidos por disparos contra casa de "alto funcionário" das Finanças

Mirandela define títulos europeus em Jetski