A despoluição do rio Tinhela, em Vila Pouca de Aguiar, orçada em 1,5 milhões de euros, deverá estar concluída na Primavera de 2008, anunciou ontem fonte da autarquia local. Segundo o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias, aquela verba será
aplicada na construção de uma rede de saneamento em 11 localidades da zona nascente do concelho e em estações de tratamento de águas residuais.

Segundo o autarca, os esgotos destas aldeias, com cerca de 650 habitantes, estão a ser lançados directamente no rio Tinhela. Este rio nasce na aldeia da Lagoa, em Vila Pouca de Aguiar, uma das localidades que vai ser intervencionada e desagua no rio Tua, no concelho de Murça.

O curso de água é muito procurado pelos pescadores para a pesca de trutas. Domingos Dias revelou que, nos últimos cinco anos, o pacote global de investimentos em obras de saneamento em Vila Pouca de Aguiar ascendeu a 5,6 milhões de euros, o que o torna no concelho do Norte de Portugal que mais investiu em saneamento nestes últimos anos.

A autarquia prevê ainda que, até ao final de 2007, esteja concluída a despoluição do rio Corgo, que nasce no centro da vila de Vila Pouca de Aguiar, atravessa o concelho de Vila Real e desagua no rio Douro, junto à Régua. A construção da rede de esgotos nas 11 aldeias do Vale Sul do concelho, onde habitam cerca de quatro mil habitantes, está orçada - segundo o autarca - em dois milhões de euros.

A cargo da empresa intermunicipal Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro está ainda a construção do emissário que vai drenar os esgotos para a estação de tratamento de águas de Vila Pouca de Aguiar

----------------------------

Obras
Prontas este ano

Segundo fonte empresa intermunicipal Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, as obras, com um custo previsto de 1,2 milhões de euros, estarão concluídas no decorrer do primeiro semestre deste ano. Desde 2004 está em funcionamento a ETAR de Vila Real, para onde estão a ser drenados os esgotos das margens dos rios Corgo e Cabril.



PARTILHAR:

GBD fez um grande jogo

Limpeza das lixeiras clandestinas ainda não começou