O líder do PSD, Luís Marques Mendes, recebeu hoje na Assembleia da República, adolescentes da Escola Secundária de Mirandela que se deslocaram ao parlamento para expor problemas da região e salientar as vantagens de viver no interior transmontano.

Numa iniciativa da Câmara Municipal de Mirandela, em conjunto com a Escola Secundária da cidade, 18 adolescentes considerados os melhores alunos do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade, estiveram em Lisboa com o propósito de visitar a Assembleia da Republica, onde foram recebidos por Marques Mendes que ouviu as suas opiniões no que toca às questões da vida socio-económica do concelho de Mirandela.

Os alunos, ao nível da educação, chamaram a atenção para as fragilidades existentes na Escola Secundária de Mirandela, ao nível das infra-estruturas e equipamentos desportivos e informáticos e também para as deslocações de alunos que vivem em aldeias periféricas, percorrem estradas sinuosas em autocarros «que se apresentam-se degradados e insuficientes».

Salientaram para o facto do aumento do abandono escolar no concelho que se deve «à necessidade familiar de utilizar a força de trabalho das crianças e dos jovens no campo» e apelaram para a «urgência» de implementação de estratégias promotoras de escolarização e qualificação da população.

Ao nível da saúde, o grupo de alunos demonstrou o seu descontentamento não só com o fecho das maternidades, mas também com o com sequente encerramento dos Centros de Atendimento Permanente (SAP), o aumento das listas de espera para marcação de consultas, exames médicos, intervenções cirúrgicas e cada vez mais a escassez de especialidade médicas.

Afirmaram que a saúde \"não depende da atitude\" dos habitantes transmontanos e que o Estado tem «a responsabilidade» da sua preservação, tendo «a obrigação» de disponibilizar espaços e meios para que tal aconteça e apelaram no «sentido que o governo defenda e promova uma maior equidade no acesso à saúde».

Outra das preocupações destes jovens foi também o problema da desertificação e consequente envelhecimento da população transmontana que, apesar de Mirandela ter registado ganhos populacionais porque se tornou atractiva para a população das aldeias circundantes, «falta o dinamismo dos sectores primário e secundário, a saída de serviços públicos e a redução da procura de bens e serviços, resultante da redução do poder de compra da população».

Paralelamente às aos aspectos negativos apresentado, os jovens destacaram «Mirandela como um dom do Rio Tua», destacando \"maravilhas\" geográficas e gastronómicas da cidade e do concelho que apresentam \"um conjunto de características que proporcionam o turismo\" e a \"necessidade de investir neste sector\".



PARTILHAR:

Circulação interrompida no IP4

Matilhas selvagens atacam