A Diocese de Bragança-Miranda vai homenagear o bispo emérito D. António José Rafael esta sexta-feira, dia em que comemoram 15 anos da Dedicação da Catedral com apresentação de uma nova obra literária.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda explica que o bispo D. José Cordeiro vai presidir à Missa de homenagem de D. António José Rafael, pelas 18h00.

Natural de Lamego, onde nasceu em 1925, D. António José Rafael foi auxiliar de Bragança-Miranda, entre 1977 e 1979, e depois bispo residencial da diocese até 2001, sucedendo-lhe nessa ocasião D. António Montes Moreira e, em 2011, D. José Cordeiro.

A celebração religiosa antecede a apresentação do livro ‘Na nossa Catedral, para sempre nos encontraremos: D. António José Rafael e Mário Ferreira da Silva’, às 18h45, pelo professor Henrique Manuel Pereira da Escola de Artes do núcleo regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

A catedral de Bragança foi dedicada a 7 de outubro de 2001 e para além do painel central no presbitério destaca-se também do ceramista natural de Vila Nova de Gaia o sacrário, “cujos contornos são os do território” da diocese transmontana.

O secretariado das comunicações sociais informa ainda que nova publicação também vai ser apresentada no dia 27 de outubro, no Auditório Carvalho Guerra, no Campus Foz da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Na catedral de Bragança-Miranda do “misto de fé e cultura” destacam-se ainda outras artísticas obras como a Pietà, a Anunciação a S. José e S. Bento, padroeiro da diocese, sete vitrais do mestre José Rodrigues e, mais recentemente, os mosaicos do batistério de Ilda David.
Agência Ecclesia



PARTILHAR:

Bragança atribuiu 400 mil euros a projetos de cidadãos

Assinado acordo para intervenção na Secundária de Mirandela