Secretário de estado da Administração Interna Jorge Gomes marcou presença na XVIII Feira do Folar e do Azeite que aconteceu este fim de semana em Izeda, onde foi anunciada a ambição de certificar o folar da terra.

 

Decorreu este sábado, dia 8 de abril, no Pavilhão da Escola C+S de Izeda a abertura oficial da 18ª edição da Feira do Folar e do Azeite. Após a habitual visita aos expositores presentes, a comitiva de convidados e entidades institucionais dirigiu-se ao pavilhão anexo, onde se iniciaram as hostes discursivas.

A cerimónia de inauguração só ficou concluída com a entrada em cena da Banda de Música de Izeda. Nesse dia, atuaram, ainda, o Grupo USKADABILA e pela noite, a artista popular mais aguardada foi mesmo Rebecca e as suas bailarinas. Os Gaiteiros de Santulhão e o animador infantil Vitinho animaram os dois dias, enquanto domingo, o grupo CHAMAMUSICAL e as Concertinas da Escola de Música de Mirandela deram motivos de sobra para os muitos visitantes darem um pezinho de dança.

“A ADRI tem beneficiado do apoio do município, neste caso concreto, para a organização deste evento, estamos a falar de um montante de oito mil euros que é, seguramente, uma verba significativa, que visa tudo aquilo que tem a ver com o apoio ao evento, quer na parte logística, quer, inclusivamente, na parte comunicacional, de promoção”, asseverou o autarca brigantino Hernâni Dias, mostrando-se, sempre, disponível para apoiar qualquer iniciativa que promova o desenvolvimento do concelho, bem como a divulgação dos seus produtos endógenos.

Já o presidente da Associação para o Desenvolvimento da Região de Izeda (ADRI) enalteceu os apoios recebidos, assumindo o “esforço e sacrifício” necessários para organizar o certame, muitas vezes “em prejuízo da vida pessoal dos membros da associação”. “Como sabem, somos uma associação independente, sem fins lucrativos e que vivemos exclusivamente das ajudas que temos, da câmara municipal de Bragança, neste caso, e da junta de freguesia”, referiu Rui Simão, acrescentando que a feira está orçamentada em “em 15 mil euros e contamos com uma ajuda na ordem dos dez mil euros. Os outros 5 mil fazemo-nos à vida”. Depois da Feira, o responsável máximo da ADRI promete começar a trabalhar na certificação do folar de Izeda.

Presente na abertura da XVIII Feira do Folar e do Azeite esteve o Secretário de estado da Administração Interna, “mais uma vez a apoiar um certame da minha terra”, começou por declarar à comunicação social. “Se eu em Lisboa não me canso de falar de Bragança, é evidente que quando Bragança me chama eu venho com muita honra e muito orgulho e todo vaidoso porque venho para a minha terra”, garantiu Jorge Gomes, no final da cerimónia.

 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Duas armas de fogo apreendidas em Alfândega da Fé

Festa da Literatura Infantil no Infantário de Mateus