Projeto visa promover a sensibilização e dinamização dos atores relevantes nos setores agroalimentar, agroindustrial, enologia, vitivinicultura, economia verde, valorização agrícola, ambiental e tecnologias da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

 

Decorreram na passada sexta-feira, dia 16 de novembro, duas ações de sensibilização no Regia Douro Park sobre o projeto "Douro Agroalimentar 4.0". Na parte da manhã, os participantes foram empresários dos setores do vinho e do azeite, enquanto que a tarde ficou reservada para os setores da fruta e gastronomia e fruta.

As distintas ações de sensibilização antecedem um ciclo de workshops e sessões de coaching, a cargo do professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Óscar Afonso.

A premissa destas sessões passa por promover a sensibilização para a introdução da metodologia Indústria 4.0, no setor agroalimentar. “A aposta na sensibilização, na educação e na valorização das competências individuais deve ser o primeiro desígnio a cumprir para se obter uma comunidade empreendedora”, referem os responsáveis pela organização destas ações de sensibilização.

Por Indústria 4.0, entende-se aquela que usa os meios tecnológicos ao dispor para maximizar a produção, que continua a ser em escala, mas voltada para a costumização do produto, para a tomada de decisão autónoma, levando assim a uma terciarização da indústria.

De sublinhar que o projeto "Douro Agroalimentar 4.0" resulta de uma parceria entre o Regia Douro Park e a Associação para o Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização (INOVABIC) e tem como objetivo promover a sensibilização e dinamização dos atores relevantes nos setores agroalimentares, agroindustrial, enologia, vitivinicultura, economia verde, valorização agrícola, ambiental e tecnologias da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

Resta, ainda, comunicar que as próximas ações irão ter lugar já esta quinta-feira, dia 22 de Novembro, em Tabuaço, a partir das 10h30, e em Armamar, a partir das 15 horas.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Tribunal anulou testamento da empregada que casou com centenário

Alto Tâmega vai criar centro de investigação em torno da água