O orgão de comunicação social "Diário de Trás-os-Montes" foi selecionado pelo Arquivo.pt "por ter sido considerado de interesse histórico", sendo a sua informação preservada diariamente.
 

O Arquivo.pt presta um serviço de preservação digital essencial para conservar uma parte da herança cultural do país e contribuir para que informação valiosa não se perca. Só em 2015, o Arquivo.pt recolheu para preservação cerca de 580 milhões de ficheiros e o serviço de pesquisa registou, em média, 3692 utilizadores por mês. Muitos dos conteúdos arquivados são únicos no mundo e são ainda preservados websites de interesse internacional. Até porque, oitenta por cento das páginas online passado um ano da sua publicação, desaparecem ou são alteradas.

"O vosso site (www.diariodetrasosmontes.com) é um dos selecionados que preservamos diariamente por ter sido considerado de interesse histórico”, afirmou o responsável pelo Arquivo.pt, Daniel Gomes. O Arquivo da Web Portuguesa disponibiliza um serviço de pesquisa público e gratuito sobre dados arquivados da web desde 1996, para que todo o conhecimento esteja acessível a gerações futuras. Encontram-se arquivados quase três milhões de ficheiros, o que corresponde a 95 terabytes de informação, sendo que qualquer pessoa pode sugerir endereços interessantes para preservação, através da página “arquivo.pt/sugerir”. 

A preservação de toda esta informação realiza-se de forma automática e recorre a um sistema informático de larga escala. Diariamente, é feita uma recolha de 300 publicações selecionadas e, a cada 3 meses, todos os sites sob o domínio .PT são guardados. São ainda preservados sites sob outros domínios como .org, .com ou .eu. Após a recolha, a informação é processada para que se torne pesquisável e acessível. 

Recorde-se que esta iniciativa é da unidade Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia, focada, sobretudo, na preservação de conteúdos de interesse para a comunidade portuguesa. No entanto, poderá servir utilizadores internacionais, uma vez que preserva páginas em várias línguas e oferece a possibilidade de acesso a conteúdos históricos em português a utilizadores estrangeiros, através de ferramentas de tradução automática.

Em 2016, o Arquivo.pt tem como objetivos tornar-se mais conhecido entre a população e ser visto por todos como uma ferramenta útil. Assim, “estará em desenvolvimento um protótipo de pesquisa de imagens arquivadas, função requisitada pelos utilizadores, e há ainda planos para potenciar a reprodução de conteúdos arquivados de forma a evitar falta de imagens na visualização das páginas arquivadas”, adiantou Daniel Gomes.

 



PARTILHAR:

ICNF chumba investimento de 92 milhões de euros

Rui Santos defende a fusão do sistema