Cerca de duas centenas de atores de teatro amador vão reunir-se, de quinta-feira a domingo, em Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, para participar no XIX Fórum Permanente de Teatro e IV Festival Ibérico de Teatro.

"Esta é uma forma de divulgar o que se faz no país em termos de teatro amador, servindo a iniciativa, igualmente, para dar formação as mais diversos intervenientes numa peça de teatro desde atores, técnicos, guarda-roupa ou caracterização", explicou à Lusa Esperança Moreno, do grupo Alma de Ferro, a companhia organizadora do certame.

Segundo a também atriz e responsável pela companhia de teatro transmontana, esta é uma forma de divulgar as artes de palco no interior do país e no território fronteiriço, já que no encontro marcarão presença grupos vindos de Espanha, o que permitirá uma troca de experiências.

"Para nós é muito importante ter um fórum e um festival ibérico dedicado ao teatro na nossa terra, já que é uma iniciativa que nos faz crescer e ao mesmo tempo um motivo de orgulho já que traz pessoas de todo o país e da vizinha Espanha", frisou.

A organização promete, durante os quatro dias da iniciativa, uma "grande variedade" de espetáculos para todas as idades e assim dar a conhecer as "potencialidades" do teatro amador que se faz pelo país.

"Uma das prioridades é que as peças de teatro a apresentar sejam compreendidas por todos os públicos", enfatizou Esperança Moreno.

A organização está a cargo da Federação Portuguesa de Teatro, Associação GAFT (Alma De Ferro Grupo de Teatro), Escenamateur Federación Teatro e da Câmara Municipal do Município de Torre de Moncorvo.

O Fórum Permanente de Teatro é "a atividade maior" da Federação Portuguesa de Teatro.



PARTILHAR:

Distrital do PSD/Vila Real diz que resultados eleitorais exigem sempre avaliação

“Uma vitória das pessoas de Bragança”