eclipse anular do Sol que decorre a 3 de Outubro vai dar lugar à organização de um acampamento de observação do fenómeno em Vimioso. A localidade situa-se na faixa em que a visibilidade é de cem por cento. O último fenómeno idêntico ocorrido em Portugal data de 1912.

O NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia) tem entre mãos a missão de organizar um fim-de-semana de acampamento com o objectivo de observar o eclipse anular do Sol que ocorre a 3 de Outubro. O evento está marcado para Argozelo, em Vimioso, Bragança, por ser um local que se encontra na faixa de visibilidade cem por cento do eclipse. Outra das razões que levou à selecção da localização foi o facto de estar ao abrigo da poluição luminosa.

A ocasião reveste-se de tanto maior importância quanto se trata de um fenómeno raro, cujo último registo em Portugal remonta a 1912. A próxima oportunidade para aceder ao fenómeno astronómico deverá ocorrer em 2028 e de novo observável na região de Trás-os-Montes.

Mas os que decidirem aderir ao acampamento, vão poder presenciar uma coincidência agradável entre as dimensões da Lua e a distância do Sol. Assim, o astro-rei, que é 400 vezes maior do que a Lua fica 400 vezes mais distante da Terra. Desta forma, os diâmetros aparentes dos dois corpos celestes observados da Terra parece semelhante.

Fica apenas visível um anel luminoso.
Mas o acampamento não se resume à observação do eclipse e tem previstas actividades de sensibilização para a ciência e ateliês que privilegiam o contacto dos participantes com astrónomos profissionais e amadores.

O ambiente do Parque Natural de Montezinho permite a realização de caminhadas e realização de percursos pedestres existentes. No recinto do acampamento vai estar montado um espaço para desportos radicais.

Em paralelo, decorrem conferências sobre temas ligados à astronomia, promovidos por cientistas, a par de observações nocturnas. Na vertente cultural, estão agendados concertos de música tradicional e um de música Celta.

A gastronomia regional não foi esquecida e as refeições vão ser feita de iguarias locais, que estão incluídas no preço global. A posta mirandesa, o porco no espeto, a feijoada à transmontana e grelhada de enchidos fazem parte do cardápio e vão ser servidos no recinto. As inscrições podem ser efectuadas em www.nuclio.pt, até 25 de Setembro.



PARTILHAR:

Comunidade lusa indignada com artigo do «Le Figaro»

Homem encontrado morto junto ao Pioledo