Mais de meio milhão de euros, cofinanciados em 85 por cento, vão ser investidos na implementação de um programa de estímulo e apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo na região de Bragança.

 

Aprovado pela Comissão Diretiva do Norte 2020, o projeto Eco-Empreende será promovido pela Associação para o Desenvolvimento do Brigantia EcoPark com o objetivo de estabelecer e dinamizar uma estrutura de apoio ao empreendedorismo, qualificado e criativo. Para tal, de acordo com o executivo, “é importante o aproveitamento e a especialização das infraestruturas e serviços de apoio ao empreendedorismo já existentes no território, como o Brigantia-EcoPark, e respetivas valências, bem como a dinamização de iniciativas de deteção e estímulo de empreendedores e de captação e/ou geração de capital humano qualificado, fortemente vocacionado para encetar atividades empreendedoras”.

Assumido como uma prioridade na política local, o município pretende, assim, incentivar a criação de novos negócios, fomentar comportamentos favoráveis ao empreendedorismo junto dos mais jovens, envolvendo, também, as escolas, aumentar o potencial empreendedor da região, captar e fixar o capital humanem jovem e qualificado na região e dar maior visibilidade ao ecossistema de empreendedorismo de Bragança, entre várias outras ações.

Para o sucesso deste projeto, a autarquia diz contar já com uma série de fatores que considera preponderantes, tais como a taxa de escolarização ser superior à média da região norte e do país, a existência de uma balança de comércio internacional positiva, a descida do desemprego e a presença de empresas dinâmicas e voltadas para a internacionalização.

Segundo o executivo, Bragança dispõe, ainda, de diversas infraestruturas e serviços de apoio ao empreendedorismo, como a ampliação da Zona industrial das Cantarias, a ação da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança, do Núcleo Empresarial de Bragança e do Brigantia EcoPark – Parque de Ciência e Tecnologia.

 



PARTILHAR:

Concerto intimista de Matt Elliott na capela do Abade de Baçal

Agricultores queixam-se da geada que dizimou noz e amêndoa