O espólio literário da diocese de Bragança-Miranda está "mais rico" com a edição de dois livros que ilustram as vivências do padre missionário Telmo Ferraz, que dedicou a vida a ajudar os desprotegidos, segundo o organizador das obras.

O trabalho literário da autoria do padre Telmo Ferraz, com o título "Terra Batida", que tem Angola como cenário, junta pequenas crónicas do quotidiano do clérigo transmontano.

"'Terra Batida' é a grande metáfora que o autor encontra para descrever a realidade que viveu durante muito anos em igrejas em Angola, em que o chão era, literalmente, de terra batida e onde sobressaem as vivências de um povo que com ele se foi cruzando", explicou à Lusa Manuel Henrique Pereira, investigador da Universidade Católica do Porto.

O livro relata, igualmente, o agradecimento que o missionário deixa aos milhares de pessoas que, ao longo de quase 60 anos, com ele se foram cruzando, principalmente no território do norte de Angola, como a Casa do Gaiato em Malanje.

"Foi um território onde a guerra em Angola foi mais dura e daí uma maior necessidade de invenção religiosa e social", frisa o investigador.

O segundo livro organizado por Manuel Henrique Pereira junta cerca de 80 crónicas de outros tantos autores e integra a coleção "Presbyterium" da diocese Bragança- Miranda, com o título "O Homem que do Lodo fez Estrelas".

A obra é um retrato feito "a muitas vozes" que reúne relatos de cerca de 80 pessoas que conheceram o padre Telmo Ferraz desde o seminário, a sua passagem como capelão pelas barragens do Douro Internacional, nas obras hidrelétricas de Cambambe, em Angola, ou a sua relação com os leprosos.

"Este trabalho é paráfrase ao grande livro 'O Lodo e as Estrelas' escrito pelo padre Telmo em 1960 e que relata as condições de miséria dos trabalhadores das barragens de Picote e Miranda do Douro, no Douro Internacional, e que chegou a ser proibido pela PIDE", explica o académico.

Para Manuel Henrique Pereira, o livro "O Lodo e as Estrelas" demonstra um homem de "compaixão" ao lado dos mais desfavorecidos.

Para o bispo da diocese Bragança-Miranda, José Cordeiro, o padre Telmo é rosto da caridade concreta e gratuita.

"Eu tenho encontrado muitas pessoas que me têm testemunhado tudo isto. Pessoas que antes eram 'lodo' e que hoje são 'estrelas', porque pertenciam aos miseráveis como aqueles trabalhadores das barragens, que hoje são pessoas de vida graças à intervenção do padre Telmo Ferraz", sublinhou José Cordeiro.

Segundo o prelado, foi decidido que estas recolhas e edições de livros deveriam ser feitas ainda em vida como homenagem a um "homem de Deus".

O padre Telmo Ferraz nasceu em Bruçó, no concelho de Mogadouro, distrito de Bragança, em 25 de novembro de 1925.



PARTILHAR:

27.ª edição da Feira de Montalegre com 50 toneladas de fumeiro

“Sim” está a ganhar na sondagem à mudança de data da Feira das Cantarinhas