A raia transmontana tem servido de cenário e inspiração a filmes e documentários que a população de Picote está a descobrir num ciclo de cinema na pequena aldeia mirandesa.

Os filmes \"Doutor Jivago\" e \"A Sombra dos Abutres\" têm em comum as paisagens de Miranda do Douro, como pode testemunhar a população da aldeia de Picote ao longo do mês de Agosto.

De clássicos a produções mais recentes, as películas serão também motivo de tertúlia para os residentes que esperam ter a companhia do filho da terra Leonel Vieira, realizador de um dos filmes em exibição, \"A Sombra dos Abutres\".

Nascido em Miranda do Douro, foi a terra natal que o autor de \"Zona J\" e de \"A Selva\" escolheu para o filme de estreia, rodado no Nordeste Transmontano e que retrata vivência bem conhecidas das gentes desta região fronteiriça, como o contrabando.

A 25 de agosto, passa o clássico do cinema \"Doutor Jivago\", de David Lean, rodado há 45 anos ali bem perto, do outro lado da fronteira, na Espanha franquista, e que tem a particularidade de uma das cenas ter sido filmada próximo da Terra de Miranda.

Reviver memórias e descobrir estas películas é o propósito da Associação para o Desenvolvimento de Picote, a Frauga, promotora das projeções todas as noites de quarta feira, durante o mês de agosto.

A entrada é gratuita e a \"sala de cinema\" é o anfiteatro do centro interpretativo do Ecomuseu Terra Mater que esgotou a lotação de 60 lugares na primeira exibição para ver \"Trás-os-Montes\", António Reis e Margarida Cordeiro, a 04 de agosto, segundo contou à Lusa Jorge Lourenço, da Frauga.

A memória cultural do povo retratada no filme \"entre o documentário e a ficção\", segue-se, quarta feira, \"Sombras na Batalha\", de Mário Camus, uma produção castelhana sobre uma ex-militante da ETA que vive numa aldeia perto da fronteira com Portugal (Bermillo de Sayago).

O castelhano é de fácil entendimento para estas gentes a quem as fronteiras administrativas nunca impediram o contacto com \"nuestros hermanos\", embora sejam ainda de má memória para os emigrantes que, nas décadas de 1960 e 1970, passavam a \"salto\" para fugir à pobreza.

Especialmente nesta época de verão regressam à terra para férias e constituem parte da plateia deste ciclo de cinema que espera pela confirmação do conterrâneo Leonel Vieira para um conversa dia 18, depois da exibição de \"A Sombra dos Abutres\".



PARTILHAR:

Ainda não conseguiu ouvir o director

Festa rija ontem em Agarez