O embaixador que, na altura do Europeu de Futebol, publicou vários vídeos de apoio à seleção das quinas, esteve em Bragança onde passou pela Câmara, IPB, Faurecia e Parque Natural de Montesinho.

 

O mais alto representante político dos Estados Unidos da América (EUA) em Portugal esteve na passada quinta-feira, dia 15 se setembro, na capital do nordeste. O embaixador que, por ocasião do Europeu de Futebol em França, deu que falar e foi notícia por ter postado diversos vídeos de apoio à seleção nacional e onde, inclusive, envergava a camisola da equipa das quinas, foi recebido pelas 10 horas na Sala de Reuniões da Câmara Municipal pelo próprio edil brigantino, Hernâni Dias.

Esta visita surgiu no seguimento do interesse demonstrado pelo Gabinete do Embaixador dos EUA em conhecer a cidade e a região transmontanas. Assim sendo, após a receção oficial no município, seguiu-se uma breve visita às instalações da autarquia.

Depois, pelas 11 horas, Robert Sherman dirigiu-se ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB), onde uma agenda repleta o aguardava, bem como uma pequena multidão de professores, dirigentes e alunos, encabeçada pelo presidente Sobrinho Teixeira. O objetivo era o de dar a conhecer ao representante diplomático a realidade técnico-científica do IPB, bem como o de equacionar a possível colaboração bilateral nestes domínios. Nesse sentido, o embaixador revelou existirem condições para uma potencial cooperação em áreas tão distintas como o turismo, a investigação e, inclusive, nos negócios.

Concluída a receção nos Serviços Centrais do IPB, seguiu-se uma passagem por três laboratórios de investigação nos domínios da Ciência Alimentar, Genética e evolução das abelhas melíferas e Indústria, onde o embaixador americano esteve à conversa com alguns investigadores do politécnico.

Após esta visita relâmpago, houve um momento onde jornalistas locais e regionais puderam questionar Robert Sherman acerca da sua passagem por Bragança. Nas suas respostas, o embaixador admitiu querer conhecer a região, desconhecida, ainda, em grande parte, pelos seus compatriotas, referindo a sua beleza natural e sublinhando que Bragança possui as condições de excelência necessárias para captar investimento estrangeiro, nomeadamente, de empresas norte-americanas.  

Na opinião do diplomata, existem “ótimas oportunidades de investimento na região”, sobretudo, para investidores norte-americanos. “Eles procuram o tipo de local amigo do ambiente e com oportunidades sustentáveis. E isto para aqui para cima é absolutamente lindo, as pessoas são amigáveis, a inovação e a tecnologia, o potencial de se ligarem com qualquer parte da europa faz-me parecer que este é um sítio que precisa de ser descoberto pelos empresários norte-americanos”, elogiou o representante norte-americano em Portugal, garantindo “haverão, certamente, grandes oportunidades para isso acontecer”.

Após o almoço no refeitório do IPB, a comitiva do embaixador foi conhecer as instalações da multinacional Faurecia, terminando a viagem por terras do nordeste transmontano com um passeio pelo Parque Natural de Montesinho.

“Sou o embaixador dos Estados Unidos em Portugal e não só de Lisboa, por isso poder ver outras partes do país, ver a inovação, ver as oportunidades, particularmente, em Bragança, ver o foco em cidades amigas do ambiente, capazes de atrair novas e jovens empresas com capacidade de criaram oportunidades económicas e isso é muito importante”, declarou Robert Sherman, que terminou, afirmando estar “à procura das conexões que possam ser feitas através do turismo, do Instituto e de empresas americanas possam ter interesse em se expandirem para aqui”.

 

Um dos vários vídeos de apoio à seleção das quinas colocados online pelo embaixador norte-americano, Robert Sherman, que fez notícia nos media nacionais

 



PARTILHAR:

Lusodescendentes na Alemanha desmotivados para aprender português

Bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Biologia