A assembleia está marcada para Domingo, dia 03 de Dezembro, e decorrerá das 10h00 às 13h30, na Sala de Conferências da Estação Central dos Caminhos-de-Ferro, em Berna, constando três pontos na ordem de trabalhos: a presença portuguesa na Comissão Federal dos Estrangeiros (CFE); o Forum "pela integração dos imigrantes" e as atribuições de subsídios do governo suíço para projectos de integração.

No convite enviado às cerca de 300 associações, clubes, comissões de pais, órgãos de comunicação social e outras organizações portuguesas na Suíça, o Conselho das Comunidades Portuguesas refere que "recentes acontecimentos levam o CCPS a convocar um encontro com as organizações portuguesas com o objectivo de se analisar e tomarem posições sobre o papel das colectividades portuguesas e as suas relações com as instituições suíças e portuguesas".

No convite, o CCPS diz "ter chegado o momento de se realizar uma discussão aprofundada, procurando colmatar com as evidentes lacunas e encontrar respostas adequadas".

De acordo com os três conselheiros eleitos pela Suíça, Manuel Beja, Manuel de Melo e José Ferreira, "o futuro enquadramento da comunidade portuguesa no processo de integração dos imigrantes na sociedade suíça, pela importância da acção em curso ou por decisões já tomadas, deve ter um tratamento de total transparência e ser um elo motivador das organizações portuguesas".

Esta posição dos três conselheiros, é uma crítica directa às movimentações e "jogadas" de alguns membros da comunidade portuguesa que, sem qualquer legitimidade e nas costas dos emigrantes lusos, se apresentam junto de organismos oficiais suíços como os legítimos representantes da comunidade portuguesa, numa lógica de oportunismo desvairado e gravemente prejudicial aos interesses dos cerca de 160.000 portugueses que residem na Suíça.

Com a realização deste encontro o CCPS diz "assumir as suas responsabilidades para o qual foi criado" e apela à participação de todas as organizações portuguesas, a fim de que as mesmas possam ser devidamente informadas e chamadas a intervir.

Segundo informações obtidas pelo Notícias Digital, parece estar já garantida a presença do Embaixador português em Berna e dos Cônsules em Genebra e Zurique, e ainda da Presidente da Comissão Federal dos Estrangeiros (CFE), Rosemarie Siemenn.



PARTILHAR:

Para debater assuntos da comunidade

Incorre numa pena de prisão até oito anos