No passado dia quatro, teve lugar em Vila Real mais um encontro de cantadores de janeiras, organizado pelos serviços de cultura da Câmara Municipal local. Esta iniciativa realiza-se desde 1996 e, segundo o vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da cultura, Pedro Ramos, \"tem conquistado de ano para ano uma dimensão maior, quer em termos de quantidade de grupos de participantes, quer em qualidade\".

O autarca considera que este encontro constitui \"um importante esforço para a defesa e divulgação da cultura popular\", mas serve também para \"apresentar novas músicas, com novos instrumentos, embora respeitando sempre a tradição das Janeiras\".

No próximo ano, a autarquia vila-realense espera poder receber os cantadores de janeiras num \"espaço mais digno\", isto é, no Teatro Municipal de Vila Real que se encontra em construção.

São várias as associações do concelho que têm aderido a esta iniciativa e que, por iniciativa própria, organizam outros eventos do género. Esta situação, sublinha Pedro Ramos, \"é muito importante, porque a Câmara procura preencher lacunas, desenvolvendo várias actividades, mas gosta de saber que a população, além de aderir, também toma a iniciativa\". Amanhã, realiza-se em Abaças um encontro de cantadores de janeiras que contará com grupos de várias localidades, como Vilar de Ferreiros e Boticas.



PARTILHAR:

Autoridades prosseguem as buscas

Reunião Pública