Produtores de França, Itália, Estados Unidos, Espanha, Taiwan e Hungria marcaram presença em Vila Real, num seminário subordinado ao tema "Partilha de experiências sobre estratégias para ultrapassar os constrangimentos à exportação".

 

Realizou-se esta quinta-feira, dia 14 de Junho, pelas 15 horas, o “Encontro Internacional de Produtores”. Organizado pela Associação Comercial e Industrial de Vila Real, no âmbito do projeto “Douro Internacional”, o encontro teve lugar no Teatro de Vila Real, num seminário subordinado ao tema "Partilha de experiências sobre estratégias para ultrapassar os constrangimentos à exportação".

Presentes estiveram produtores de diversas nacionalidades, nomeadamente de Champagne, em França, de Chianti, Itália, Napa Valley nos Estados Unidos, de Rías Baixas, em Espanha, Taiwan e Tokaji, na Hungria.

Após a abertura do evento, a cargo de Nuno Augusto, da Câmara Municipal de Vila Real, e de Urbano Miranda, da Associação Comercial e Industrial de Vila Real, seguiram-se as intervenções dos oradores Ilaria Anichini , Christopher Corley, Julie Anne Corley, Laurent Comas, Marta Castro e Pierre Bonnevie, moderados por Nuno Borges, da Adega de Vila Real.

Considerado um sucesso por todos os que nele participaram, o encontro baseou-se na partilha de experiências, desafios e dificuldades de vários produtores de vários pontos do globo, estando, também, em destaque a partilha de estratégias de internacionalização, assim como a avaliação daquela que é a realidade do Douro, focada, sobretudo, em estratégias que a região duriense deve implementar e seguir com o intuito de se tornar mais competitiva internacionalmente.

 

“Todos nós, produtores, comerciais e distribuidores têm que enfrentar os mesmos caminhos para chegar à meta. Se algum de nós já lá chegou, certamente que partilhar os seus ensinamentos será muito vantajoso para todos nós”, Alexia Luca de Tena

 

“Este encontro traz uma série de produtores estrangeiros que nos vêm contar a experiência deles, a forma como eles conseguiram abordar os mercados externos e como conseguiram promover os seus produtos, para daí tirarmos os ensinamentos necessários para nós também conseguirmos alcançar mais sucesso no nosso negócio e na nossa região”, revela Pedro Figueiredo, da Associação Comercial e Industrial de Vila Real, que sublinha a importância deste tipo de encontros para que “os produtores do Douro possam daqui tirar conhecimentos para trilhar um caminho de maior sucesso, sobretudo no mercado externo”.

Já Alexia Luca de Tena, do Instituto Galego de Viño, destaca que “não deve haver rivalidades entre produtores”. Até porque, refere, “somos pequenos, se olharmos para o mundo, e temos que nos apoiar mutuamente porque os mercados têm uma série de aspetos chave para que neles possamos entrar”.

Após o encontro, que terminou por volta das 18 horas, seguiu-se, ainda, uma prova de vinhos e um jantar vínico a partir das 19 horas, na Quinta do Paço, que incluiu todos os produtores convidados.

 



PARTILHAR:

Detidos três suspeitos e apreendidas nove armas de fogo

Teatro e cultura de mãos dadas em Alfândega da Fé