Os dados, mais recentes, resultantes da execução do Plano de Saneamento Financeiro (PSF) do Município de Alijó foram analisados na última reunião de Câmara. A oposição camarária deu nota negativa à execução do PSF, que classificou de «fracasso».

Em 2009, a poucos meses das eleições autárquicas, entraram nos cofres da Câmara de Alijó cerca de 10 milhões de euros, na sequência de um empréstimo bancário que tinha como objectivo o saneamento financeiro da Autarquia, ou seja, o pagamento de dívidas para redução do endividamento de curto-prazo

No ano de 2009, os Vereadores do PSD alertaram que o Plano aprovado pela Câmara estava destinado ao fracasso, e que ao invés de melhorar a situação financeira da Autarquia iria piorá-la.

Os dados agora revelados vêm, infelizmente, dar razão às reservas desde sempre levantadas pelos Vereadores da oposição, pois fica demonstrado que o montante global da dívida do Município de Alijó continua a aumentar a uma velocidade alarmante e que as contas da Câmara não estão saneadas, aliás, longe disso.
Veja-se que, ao nível das dívidas de curto-prazo, em 2010, a previsão do PSF era de cerca de 290 mil euros, quando a situação real aponta para quase 9 milhões de euros de novas dívidas, ou seja, um desvio de cerca de 3000% a mais do que estava previsto!

Também ao nível dos principais indicadores económico-financeiros, a diferença entre a previsão do PSF e o balanço real é significativa. Como exemplo, aponta-se o prazo médio de pagamentos que, segundo previsão do PSF para 2010, deveria situar-se em 30 dias, mas na realidade, foi de 319 dias (quase um ano).

Estes dados revelam que o endividamento do Município de Alijó continua descontrolado e a ultrapassagem dos limites de endividamento definidos pela lei continua a crescer, situando-se em muitos milhões de euros, com consequências graves, por exemplo, ao nível da redução das verbas a transferir do Orçamento de Estado, como aconteceu no ano de 2010.

A agravar a situação, o período de carência do empréstimo contraído em 2009 termina em 2012, ano em que a Câmara Municipal terá de começar a pagar uma pesada factura de juros bancários e amortizações, com dinheiro que o Município não tem.

Na declaração de voto, na última reunião do Executivo, os Vereadores do PSD questionaram mais uma vez a actual maioria camarária socialista sobre como tenciona pagar os muitos milhões de euros de novas dívidas, uma vez que não existe qualquer possibilidade de novo saneamento financeiro nos próximos anos.



PARTILHAR:

Nova sede tem dois edifícios

Zona de Sabrosa