A líder da concelhia do PS de Mirandela tinha sido nomeada para o cargo há ano e meio, em regime de substituição, mas agora perdeu o lugar para Paula Romão, técnica superior do IEFP, no concurso público para o lugar de directora do centro de emprego de Mirandela, em regime de comissão de serviço para os próximos três anos.

Apesar da deliberação do conselho directivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional só produzir efeitos quando a nova directora do centro de emprego de Mirandela tomar posse, que ainda não tem data marcada, apuramos que Paula Romão já foi notificada do resultado do concurso público que determina a sua nomeação para o cargo em comissão de serviço até 2014, substituindo no cargo Júlia Rodrigues que também apresentou candidatura, mas acabou por não ser a escolhida neste processo de concurso público, cujo método de selecção passou pela avaliação curricular e uma entrevista.

Recorde-se que a presidente da concelhia de Mirandela do Partido Socialista foi a escolhida para ocupar o cargo de directora do centro de emprego de Mirandela, em Janeiro de 2010, até à realização dos concursos nacionais.

Nessa altura, Júlia Rodrigues substituiu José Bernardes que terminou a comissão de serviço no final de 2009, depois de doze anos à frente daquele centro de emprego. A nova orgânica do IEFP obriga a que os directores dos centros de emprego tenham licenciatura e cumulativamente pelo menos seis anos no quadro da carreira técnica superior.

Como José Bernardes não tinha licenciatura, ficou impedido de poder participar no concurso público para o cargo. Júlia Rodrigues foi nomeada em regime de substituição até à realização do concurso público mas também reunia as condições exigidas pelo concurso público para poder exercer o cargo em definitivo, durante os próximos três anos, nomeadamente licenciatura, se bem que em medicina veterinária, e pelo menos seis anos no quadro da carreira técnica superior, neste caso até já tinha 14 anos no quadro do Ministério da Agricultura, onde já foi Directora Regional Adjunta da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

O concurso começou em Maio de 2010, mas só no início desta semana, o conselho directivo do IEFP deu a conhecer o veredicto sobre a escolha da nova directora do centro de emprego de Mirandela, de entre as cinco candidaturas apresentadas, a escolha recaiu em Paula Romão, técnica superior do IEFP, de 42 anos, licenciada em Economia, que desde 2007 exerce as funções de Chefe de Serviços no Centro de Emprego de Mirandela e Ninho de Empresas da mesma cidade.

Paula Romão ingressou na carreira de Técnica Superior no Instituto de Emprego e Formação Profissional, em 1995, exercendo funções na área financeira do Centro de Emprego de Mirandela. De 1999 a 2007, foi Coordenadora do Núcleo de Serviços de Gestão do Centro de Emprego de Mirandela, sendo responsável pela área administrativa e financeira do Centro. Em Maio de 2002, ingressou na categoria de Técnico Superior Assessor. Está apresentada a nova directora do centro de emprego de Mirandela, que aguarda apenas a tomada de posse para exercer as suas novas funções.

Precisamente pelo facto de ainda nem sequer ter tomado posse, Paula Romão considera não ser oportuno qualquer tipo de declaração. O mesmo acontece com Júlia Rodrigues que não quer falar sobre o assunto por considerar que se trata de um caso do foro interno do IEFP e que nesta altura está apenas centralizada nas acções de pré-campanha e campanha eleitoral para as legislativas de 5 de Junho, onde figura como número três da lista do PS pelo distrito de Bragança.
Com esta deliberação, Júlia Rodrigues deve retomar o seu lugar no Ministério da Agricultura.



PARTILHAR:

Nos próximos quatro anos

6.ª Meia Maratona Douro